Aproveitamos a oportunidade que já estávamos por Ottawa, cruzamos a “fronteira” para Quebec e por algumas vezes passeamos pelo Gatineau.
A cidade não é turistica, porém possui um dos melhores museus da região (Museu da Civilização), além disso, a possibilidade de treinar o nosso francês e tentar acostumar o nosso ouvido ao “diferente” sotaque quebecois.
A diversão é garantida, principalmente quando vc fala tudo o que quer e quando vem a resposta vc não tem a mínima idéia do que seja. É impressionante como o ouvido requer treino.
Como sempre estudamos com professoras francesas, ouvir o quebecois nem sempre é fácil, e algumas palavras não fazem sentido mesmo quando mudamos o acento de lugar, algumas soam mais abertas que o normal e outras não temos a mínima idéia do que seja.
O mais curioso de tudo isso foi ver a facilidade que as pessoas mudam de inglês para francês na mesma frase conversando entre elas.
A experiencia bem legal.. Seria bom morar em Ottawa e atravessarmos a ponte toda vez que quisessemos mudar de idioma, mesmo que isso necessitasse alguma dedicação da nossa parte para nos comunicar com os “novos” vizinhos.
3 comments:
Isso me lembrou alguns vídeos que vi no Youtube dos americanos criticando o sotaque dos canadenses.
Tem um em que um próprio canadense dá uma explicação muito didática sobre a palabra ABOUT:
dizem que os canadenses dizem "ABOOT" então o menino mostra uma bota: A Boot. Depois mostra um barco A BOAT e diz que é assim que os canadenses pronunciam ABOUT.
Falando assim não dá para perceber o quanto o vídeo é hilário.
Infelizmente bloquearam o Youtube aqui na empresa senão eu passava o link. Vou procurar em casa, hehehehe
Bjs
Achei o link:
http://www.youtube.com/watch?v=zHt0TL9ft8Y
É meio longo mas morri de rir.
Bjs
Poxa, tb estivemos em Ottawa nesse final de semana para ver as Tulipas, o Parlamento e os museus. Pena que nao marcamos para nos conhecer! Vcs chegaram a visitar aquela tenda com comida Brasileira? Bem legal! Abracao!
PS: Vc foram no Museu da Guerra tb? Eh muito show!
Post a Comment