Thursday, December 20, 2007

A mais longa das noites

Nesta sexta feira dia 21, mais precisamente as 07:04am, a Terra está naquele ponto da sua órbita onde um dos pólos da Terra está mais afastado do Sol. O Solstício 'marca' a noite mais longa do ano e o início de Inverno para nós.

Esse momento sempre teve grande importância para povos de todos os lugares, desde os tempos neolíticos. Festivais de todos os tipos são associados à este evento astronômico: deuses Japoneses renasciam, povos indignas da Finlândia sacrificavam animais, tribos do atual Paquistão se purificam, ancestrais dos Escoceses, Eslavos, Incas, Celtas, Gregos, Hindus, Judeus, Maias, Cristãos, Vikings... todos tem um nome, um evento ou uma comemoração associada à este dia.

Até mesmo o Natal foi escolhido no dia do solstício de inverno (25 de Dezembro no calendário Juliano do século 45) - O que não nos ensina a Internet, não?

Até então nunca havíamos prestado muita atenção, mas vamos entrar no ritmo. Hoje é dia de festejarmos o início da temporada de esqui.
:o)

2 comments:

Paulo Henrique said...

Vim ao mundo neste solstício de verão, para nós aqui no Sul, de inverno para vocês aí no Norte. Seu blog é muito bom. Como também estou em processo de imigração para o Canadá, tenho vários blogs aqui nos meus favoritos.
Aproveite a temporada de esqui, então.
Merry Christmas and a Happy New Year
abraço
ph

Paula Regina said...

E eu estou no ritmo das tribos do Paquistão me purificando e iniciando uma nova etapa em minha vida, uma vez que eu vim ao mundo (e não à passeio rsrs) uma semana antes do solstício de inverno - vulgo natal - e esta é a semana do ano que eu tiro para me reavaliar espiritualmente e mentalmente falando!
Ai que saudades das aulas de geografia do meu pai que tão bem ensinou os solstícios todos:)
bjs