Thursday, November 08, 2007

Chegamos a $1,10

Desde que nos mudamos para o Canada temos visto a moeda local se valorizar em relação à moeda americana. Com um aumento de 27% em 2007, batemos recordes históricos e pelo que parece, a tendência não deve ser alterada por um bom tempo.

Infelizmente não tenho me interado muito sobre os motivos do enfraquecimento do dólar, além do grande problema que eles tiveram no setor imobiliário devido à mudanças na política de crédito. Mas uma interessante noticia indica que a China tem $1.43 trilhões de dólares em reservas (70% de suas reservas) e quase nada em Euros, e busca equilibrar esta balança.

Isto significa que pelo menos durante o ano de 2008 veremos o Euro muito valorizado (para tristeza da Alemanha, maior exportadora do mundo) e o Dólar americano em queda.

Como ficamos? Os economistas estão com grande dificuldade de fazer previsões. De qualquer modo, o Canada tem boa parte da economia baseada na extração de bens minerais (petróleo, ouro... ) e de madeira cujos preços estão sempre em alta, além da área de serviços. Provavelmente veremos cada vez mais o pessoal aqui cruzando a fronteira para buscar pechinchas, dada a diferença no câmbio

3 comments:

Unknown said...

Imagina o preço das coisas importadas aqui no Brasil, por causa das taxas e impostos!

Ana Celia said...

Final de semana passado aproveitamos e fomos para Buffalo trocar os pneus do meu carro, que ja estavam velhinhos...:)

Metade do preco daqui...

Bjs,
Ana

Daniele said...

Bom pra viajar, passear, e fazer compras no lado americano, neh? How far are you from the USA X Canada Border? Se for pertinho eh melhor ainda...