Monday, November 05, 2007

Minha dentista (em Toronto) não escova os dentes.


Apesar de tratarmos dos dentes em São Paulo com excelentes profissionais e grandes amigos, por estarmos muito tempo por aqui resolvemos fazer nosso check-up e investigar como será o serviço por essas bandas.

Sem muitas referências, nos indicaram um consultório perto de casa. Damas primeiro, lá foi a Dani fazer o test-drive e eu fui alguns dias depois. Para começar, existe uma pessoa para fazer a limpeza e outra para o tratamento. Fomos bem atendidos (quesito simpatia), e o sistema (que não é gratuito com o da saúde) é eficiente (quesito pagamento / plano de saúde). Mas eis que nem tudo são rosas.

De saída, o primeiro comentário foi “Nooossa, suas obturações são excelentes!”. Devo concluir que são bem melhores do que essa dentista é capaz de fazer?

Em seguida, outro elogio. “Sua escovação está fantástica, impressionante”. Bem, é a mesma escovação de sempre. E eu sempre levava uma ‘bronca’ do meu dentista. Padrões de qualidade diferentes?!??

“Vamos tirar um raio-x para saber como estão seus dentes por dentro”. Beleza. Ponto para eles pelo cuidado. Vamos lá. Um raio-x-zinho do lado direito, um raio-x-zinho do lado esquerdo e pronto. Putz, que lixo. Nenhuma panorâmica?!?!

Tentamos ser bonzinhos e sociais, puxar assunto e ‘entrevistar’ a dentista local para entender como funciona por aqui. Não ajudou muito a melhorarmos a má impressão que ficamos. Vejam só:

- “Escovar os dentes demais faz mal. Uma vez antes de dormir e uma durante o dia está mais que bom. Mais que isso e você vai estragar o esmalte dos dentes. Mas pode passar fio dental sempre que quiser.”
- “Listerine nem pensar. 22% de álcool vai fazer mal à proteção natural que temos. Plax também é desnecessário.”
- “Nunca aplique flúor! Em Toronto a água tem a quantidade de flúor que precisamos (e ainda pensa que eu vim do meio do mato) e por isso se aplicarmos flúor seria muito ruim para seus dentes”.

No final, mau olho o que precisava ver e saímos com a sensação de que não fizemos o check-up que precisávamos. Não é por acaso que tem um dentista a cada esquina por aqui. Com essa educação que eles pregam, deve-se fazer um bom dinheiro com restaurações.

Ah, antes que eu me esqueça. A responsável pela limpeza nos indicou: “Escovar os destes após as refeições? Não não, não precisa. Vocês escovam muito mais do que eu.”

Sem comentários..

15 comments:

Anonymous said...

O excesso de flúor causa fluorosis:

Fluorosis is the condition of mottling of the teeth caused by excess fluoride exposure. It produces a chalky, cloudy, or opaque appearance of the tooth enamel. In severe fluorosis, the enamel becomes soft, crumbly, and darkly stained.

Aliás, nenhum dos conselhos que a dentista deu está errado...

Anonymous said...

Oi Alexandra, pelo visto não é só a dentista do Rafa e da Dani que não escova os dentes (kkkkk).

:= said...

Depois dessa acho que vou tratar dos meus dentinhos em outro lugar!
Quanto ao Listerine vááááários dentistas me falaram pra não usá-lo e procurar outra coisa sem álcool.
Não escovar os dentes após as refeições? E se vc comeu uma sopa de cebola com bastante alho?????
Vcs checaram se essa criatura tem curso de odontologia mesmo?
Francamente!
:(

Unknown said...

Dani & Rafa,

Eu adorei meu consultorio de dentista. A dentista eh muito boa e a higienista tambem. Alias fiquei impressionado com a tecnologia. Eles fazem raio-X panoramico que jah vai direto para uma tela que fica na sala da dentista. A limpeza, organizacao, eficiencia e educacao nota 10. Se precisar lhe passo o telefone. Ahhh ia me esquecendo...eles sao brasileiros eh claro.
Abracos,
Vanisse

Unknown said...

A experiência deve ter sido bem diferente :P

Acostumado com o nosso modo aqui no Brasil né :D

Sandra Vicente said...

Ri muito, aliás só rindo. valeu, excelente post, além de divertido.

Ana Celia said...

Hahaha... dei muita risada desse post! :)
Tive dois dentistas, um perto da onde moravamos ai em North York e agora outro perto de casa... adorei os dois e o melhor de tudo nao gasto nada, ja que o Plano de saude cobre todo o tratamento...;)
Se quiser te passo o endereco dos dois... mas, eles nao sao brasileiros...

Bjs,
Ana

Thales Veras said...

acho que vocês exageram um pouco na hora de criticar a terra e o povo que os acolhe.. como não assinam individualmente não sei se são os dois assim ou só um de vocês.. mas fato é que terão pelo menos um velhinho (a) bem ranzinza na terceira idade.. =P

Daniele said...

Oi Dani, passa no meu blog pra pegar a premiacao que eu coloquei la pra vcs. Beijinhos

Ninha said...

OI Dani, que post engraçado. Mas como a Alexandra falou, a fluorose realmente existe. Agora, uma escovação depois do almoço ( pelo menos ne ) seria mto bom.
Meu dentista daqui do Brasil, me falou mesmo que o excesso de escovacão poderia prejudicar os esmaltes, mas eu acredito que essa dentista canadense esteje abaixo um pouco dos padrões normais de escovações.
rss..boa semana pra vocês
um bj
Ninha

Júlia Ribeiro said...

Dani,
eu sou uma mera visitante e aspirante a imigração. venho sempre no seu blog, mas acho que nunca comentei. o post de hoje me deu vontade. ehehehe

eu não sou dentista, mas já sofri na mão deles. tenho os dentes levemente manchados de branco por causa do excesso de flúor na infância (a água era fluoretada e minha dentista aplicava tb no consultório).
com o tempo, percebi que os conselhos que o dentista canadense deu são mais do que certos. claro que ninguém vai sair por aí com bafo depois do almoço só pq escovou os dentes qdo acordou, mas escovar demais estraga, sim. hoje, aos 25 anos e tratando com um bom profissional, não tenho nenhuma obturação ou canal e meus dentes são fortes. uso listerine 1x por semana e escovo 3x ao dia.

desculpe se me intrometi demais, mas a gente tem mania de achar que cuidados de menos é sinônimo de má formação do médico/dentista. eu ainda resisto muito a esses conselhos, mas tô tentando aprender a aceitar.
bjos,
Júlia
Salvador/BA

Júlia Ribeiro said...

PS: desculpa de pareci um pouco zangada no comentário. ehehehe. foi sem querer. não estou e nem fico zangada por nada disso. sorry.

na verdade, me divirto horrores com seu blog. parabéns! além disso, tem me ajudado bastante a conhecer melhor o canadá.
bjos

De said...

Oi..

Sou dentista e vou falar um pouquinho do que penso.
-Fluorose existe, mas durante a fase de formacao dentaria eh que acontece.. Ou seja, na sua infancia, entao, pode aplicar fluor sim, uma ou duas vezes ao ano.. Nao vai manchar os dentes..
By the way: 99% das cidades brasileiras tb tem agua fluoretada.

Listerine realmente nao eh bom.. O alcool nao vai fazer mal aos dentes (senao vinho tb faria), mas pode causar um desequilibrio na sua microbiota bucal (diga-se microorganiusmos que existem na boca) e te deixar suscetivel a infeccoes. Mas isso nao quer dizer que nao deva nunca usar, pode de vez em quando, se comeu algo forte e tem que conversar de pertinho com alguem, mas nao diariamente.

-Escovar os dentes nao estraga, mas se souber usar a escova adequada (macia)e nao colocar muita forca.. Eh bem provavel que vc tera um problema de recessao gengival antes de problemas no esmalte.

Eh isso, agora nao esperem panoramica em consulta de rotina. Uma amiga canadense achou o maximo fazerem ultrasom em rotina de ginecologista no Brasil.. heheh

;)ConexaoToronto

Anonymous said...

Olá, conheci o blog de vcs através de uns amigos, adoramos a postagem sobre dentistas,e tb a visão de pacientes críticos, tem que ser assim mesmo... somos uma casal de dentistas que está tentando validação na Ordem do Quebec, podia ser todos tão simplistas como a dentista de vcs :)
um abc, e parabens pelo blog
Camila e JRoberto

Anonymous said...

Discordo com a opinião da Alexandra. A fluorose é mesmo isso que ela escreveu, mas tem um detalhe, isso só acontece quando o flúor é ingerido! Fluor tópico nunca causa fluorose. Se a àgua é fluoretada, não há necessidade de mais flour na forma endógena. Mas tambem não adianta bochechar fluor todo dia se não houver uma remoção efetivva da placa bacteriana antes para que o fluor entre em contato com o dente!
Palavras de um dentista!