Thursday, November 29, 2007

Quiropraxia

O primeiro quiroprata que conheci foi o Alan do Two and a Half Man. E devido aos problemas enfrentados por ele na série eu sempre achei que era uma área um tanto quanto falida para alguém tentar uma carreira.

Apesar de não saber exatamente o que era esta “especialidade médica” percebi que era bastante divulgada por estes lados e depois de um bate papo com um dos meus melhores amigos eu descobri que isso poderia tb poderia me ajudar no dia a dia.

De maneira bem simplificada, esta área da saúde é responsavel em realinhar o seu corpo devido ao pouco cuidado que temos quando executamos nossas atividades diárias (vai de mochilas pesadas, horas na frente do computador, até maneira incorreta ao respirar e má postura).

Aproveitando que eu já estava empolgada com o que tinha lido, a boa notícia veio quando empresa onde trabalho conta com um profissional que fica a disposição para dúvidas e avaliação, e lá fui eu conversar com o fulano e fazer umas perguntinhas básicas antes de tomar minha decisão.

Resumo da história, cá estou eu participando das sessões de quiropraxia após a primeira avaliação, claro que não contando com resultados milagrosos como a cáscara sagrada (hahaha), mas eu fico intrigada como estou desalinha e quantos “crécs” eu faço durante a sessões que não passam de 10 minutos.

A técnica é diferente do RPG (reeducação de postura global), apesar de ambos tratarem dos mesmos "sintomas".
Se a quiro resolve os problemas eu não sei, mas por enquanto estou constatando melhora em alguns pontos que eu precisava de “ajuste”. A profissão até onde sei não está 100% regulamentada no Brasil e eu estou apenas no começo do meu “tratamento” que pode chegar a durar até 52 semanas dependendo do problema inicial e resultado esperado de cada um.

Para quem não conhece e está na Am. do Norte, vale uma visitinha a um quiro, além da conversa descontraida vc sairá de lá “nos trinques”.

6 comments:

:= said...

Eu fui num desses há muuuuuuitos anos. Realmente é impressionante como a gente descuida da postura e mais impressionante ainda como no dia seguinte à sua sessão você está fazendo tudo errado de novo!
Bjs

Dani said...

OLá!
Será que além de "dar um trato" na postura a quiropraxia tb serve pra dar uma relaxada?
Sim, porque estou com os nervos à flor da pele com essa ansiedade de imigração! (e olha que ainda falta quase 1 ano para o fim... ou melhor, para o começo da nova vida)
Um abraço!

Unknown said...

Olá, Dani e Rafa!! É a primeira vez que estou ecrevendo em um Blog das pessoas que imigraram para o Canadá.
Sou fisioterepeuta especialista em Osteopatia (técnica similar a quiropraxia)
Estou pretendendo iniciar meu processo em Fevereiro, mas até o momento não encontrei niguem que me pudesse falar da realidade dessa minha profissão por aí, algo (informações) que não fosse do Governo.
Se tu por acaso souber de algo ou de alguém que conheça a respeito da fisioterapia no Canadá, ficaria bastante agradecido.
Um bom dia!!

Anonymous said...

Olá
Adoro uma sessão de quiropraxia e como estou de mudança para o Canadá gostaria de saber se as sessões ai são pelo sistema público de saúde ou se essa especialidade tem que ser paga ... vc sabe dizer?

Abraço

Simone

Anonymous said...

Dan, a quiropraxia está super divulgada por aqui,os profissionais atendem normalmente em centros de reabilitaçao postura, spas,etc.
Eu também fiz créc,risos...

Lucia said...

Eu nao sabia como era o nome disso em portugues, ha ha ha. Os profissionais que eu conheci quando morava em Sao Paulo se entitulavam Terapeutas...
Eu vou toda semana, as vezes ate mais de uma vez por semana. E faco massage therapy tambem que eh uma maravilha. Percebi que melhorou bastante minha respiracao e minha postura. :)

Beijos,
Luh