Thursday, October 23, 2008

Alergias

Percebemos durante a programação da tv que as pessoas aqui tem uma atenção excessiva às alergias. Seja durante o inverno ou verão sempre haverá algum aviso ou algum comercial que te atente aos agentes que desencadeiam a sua alergia e como tratá-los.

A mais famosa de todas por estes lados é a alergia a “nuts” (amendoim, castanhas, amêndoas...). Apesar do assunto ser sério eu acho bem curioso por que no Brasil quem é que nunca comeu paçoquinha, pé de moleque, pavê de amendoim ou sonho de valsa até não agüentar mais!??! E por nenhum instante constatamos este cuidado exagerado em não ingerir tais ingredientes.

Por outro lado toda embalagem no Brasil notifica qdo contém Glúten (que é outro caso grave de alergia) e que aqui no Canadá ninguém dá a mínima e isso quase que não vem declarado nas embalagens.

Há alergia de todos os tipos, remédios que não acabam mais, comerciais na tv e políticas internas de empresas que proíbem o uso de perfume por exemplo, e na minha opinião esta é a válvula de escape para os hipocondríacos já que o sistema de saúde não te dá espaço para inventar doenças.

Curiosamente desde que chegamos não desenvolvemos nenhuma alergia e nem utilizamos nenhum medicamento, portanto não podemos dar o nosso parecer do quanto são eficazes.

Enquanto isso cá ficamos nós ouvindo histórias e mais histórias de pessoas que se salvaram do ataque do amendoim.

5 comments:

ralencar said...

estou rindo sozinho aqui no trabalho do ultimo paragrafo e da imagem. genial!

Anonymous said...

Incrivível né!! Mas de fato a alergia é um problema sério de saúde, eles devem ter feito algum inquérito epidemiológico e constatado que é uma das doenças mais prevalentes. Por isso as canpanhas na tv!!
Aqui no Brasil a alergia tem menor incidência por conta do clima. A alergia alimentar é que me chamou atenção!! Os testes de alergia que conheço são para poira, fungos, imagine o kit de teste de alergia:
nuttela, castanha para sorvete e amendocrem!!
Como sobreviver sem estes elemntos básicos da dieta??? Bjssss.

Anonymous said...

Já eu desvolvi sim uma alergia desde o ano passado, não sei se foi o Canadá, o cachorro ou a idade... Mas agora só funciono com as benditas píluas...

PRGMELLO said...

A maioria da minha família tem alergia, mas enquanto eles tem alergias alimentares (camarão, leite, côco, chocolate) eu tenho alergia aérea (fungos, pólem, poeira) a vantagem (?) é que posso comer as coisas gostosas, a desvantagem e viver desde a infância com lenço no bolso, na bolsa, na gaveta do trabalho, no carro... No meu caso eu vou aproveitar muito a previsão de pólem, para saber se tomo remédio ou não. Abraços.

Anonymous said...

Muito bom, Dani!!!
:):):)

Sabe que quando fiquei grávida um dia fui comer amondoim e pensei: "Ixi, sera que o nene tem alergia a amendoin?" Acredita nisso????????? Fui checar no livro que estava lendo e eis que encontro um trechos sobre a mãe ou o nenê serem alérgicos...

Outra coisa interessante sabe o que é??? A quantidade de antibactericida que esse povo usa!!! Acho que isso deveríamos comentar em posts também!!!

Beijo