Monday, September 25, 2006

Cidade grande?

Vista do trabalho em Toronto

Toronto é a maior cidade do Canadá, o centro comercial e financeiro, mas muitas vezes nos parece uma cidade pequena.

É verdade que Downtown tem uma grande concentração de arranha-céus, e no cruzamento de grandes avenidas sempre existe um agrupamento de edifícios, mas em geral a cidade é composta de edificações baixas e casas. E isso é um ponto positivo. Tenho certeza é um dos aspectos que aumentam a qualidade de vida daqui, além de nos deixar com uma vista bonita das árvores e casa (já disseram que Toronto é uma cidade dentro de um parque).

Mas ainda assim (ou por causa disso) temos a sensação de que moramos numa grande cidadezinha. Uma cidadezinha com certa quantidade de trânsito e metro cheio, mas sem problemas de segurança e na qual não existe um mar de prédios como São Paulo. Por falar nisso, Toronto e arredores deve ter certa de 5 milhões de habitantes. Menos de 1/3 de São Paulo, mas mesmo assim, mais que Campinas, por exemplo.

Esta experiência de morar no "parque" é muito satisfatória, por que nos dá sensação da liberdade que não usufruíamos em SP.

Se vc quiser bagunça em 20min vc chega na movimentada intersecção Yonge x Bloor, mas se vc resolver que quer paz e sossego, em outros 20min vc estará de volta a vida pacata, arborizada e bucolica que temos em nosso bairro.

Fica ai um as fotos para fechar o post para efeito de comparação da vida antes e depois de morar na "fazendinha".

No final das contas gostamos muito daqui, mas sentimos falta da vida na cidade grande.

Vou tomar o caminho da roça agora, até mais... :o))

Vista do trabalho em São Paulo

4 comments:

Anonymous said...

Oi, Dani. Há muitos anos fui fazer uma entrevista em um préido na Av. Nove de Julho e quando olhei pela janela vi uma cena parecida com a da foto de Toronto. Era um amontoado de árvores com uns telhados de casas. Nem parecia SP. Agora, aqui da minha mesa eu só consigo ver a sala Caracas.
:(

Anonymous said...

Oi, Dani!

Apesar de Campinas ser bem menor do que Toronto, ela eh mais puxada pra SP, sem tanto verde assim. Eu prefiro a cidade dentro do parque.
Gosto de agito, mas gosto mais da sensacao de "saude" que o monte de arvores nos passa. E eh como vc disse, o agito ta a 20 min., entao ta beleza... :)

Bjos

Anonymous said...

O interessante de Toronto tambem é a presença de vários bairros menores formando a cidade, e cada um desses bairros acaba tendo vida própria como a de uma cidadezinha. Supermercados, bancos, escolas e parques estão por perto na maioria dos casos, e se a pessoa também tiver a sorte de trabalhar perto de onde mora, pode resolver tudo sem precisar se deslocar muito. Já passei mais de seis meses sem ir pro centro da cidade, e às vezes até me esquecia que estava morando na maior cidade canadense. Sem dúvida nenhuma, uma coisa muito legal daqui.

Abraços,

Carlos

Anonymous said...

Dani,
Eu acabei de chegar e é exatamente isso de "cidade dentro de um parque" que já fez eu cair de amores por Toronto!! Por onde quer que olhamos (mesmo nos arredores do centro) vemos verde!
Parabéns pela sacada do post!
bjs