Friday, November 28, 2008

Sacolas Plásticas


Está no notíciario e ninguém pára de comentar. Metade da população é a favor outra metade é contra..

As famosas sacolinhas plásticas vão para votação a próxima semana. A idéia é praticamente banir todas as sacolinhas de supermercado até 2012 , mas como eles não querem tomar medidas radicais logo de cara, por enquanto vai para votação uma “lei” que determina que os comerciantes passem a cobrar $0.05 por toda sacola plástica fornecida pelo estabelcimento (este valor é sugerido porém pode ser revisto por cada lojista).

Claro que já sabemos, mais para frente haverá a revisão, e medidas mais drásticas tendem a aparecer.

A população se divide.. Eu confesso que já fui mto mais apegada as sacolinhas do que sou hoje, mesmo pq no Costco a sacolinha nunca existiu e nós sempre nos viramos super bem.

Alguns lojistas já adotam está prática (como Ikea e No Frills) mas na semana que vem teremos mais notícias e a confirmaçào se vamos mesmo levar esta idéia adiante.

Ah!! Entre os pontos a serem revistos e votados estão tb os polemicos copos Tim Hortons aos quais eu sou super a favor a banição não apenas para ajudar ao meio ambiente mas como tb para ajudar na limpeza da cidade (pelo menos aqui em Toronto).

Vamos ver qual será o veredicto... Faremos um update assim que sair o voto final!

UPDATE: Loblaws acaba de anunciar que começará cobrar os $0.05 nas lojas em Ontario a partir de 12 de Janeiro e em todo o Canadá a partir de Abril’2009

7 comments:

:= said...

deveriam proibir as pessoas de comer ou beber no metro, ja que as campanhas que tem sido feitas para mante-lo limpo nao surtiram efeito algum.
bjs

Anonymous said...

Acho bom que foi aprovado, nao so no Canada mais acho que deveria ser feito isso em todos os paises. Aqui na Inglaterra somente em alguns mercados se paga, os outros eh de graca. Assim quando a pessoa tem que pagar se reutiliza ela na proxima compra, e nao simplesmente jogar fora.


:)
Bjo

Edelize said...

Legal que vai para votação... Aqui eles não fizeram votação, mas estão gradualmente adotando a prática. Algumas redes, como IKEA e ALDI, já cobram pelas sacolinhas de plásticos. Os supermercados ainda não adotaram a cobrança, mas todos vendem as sacolinhas ecológicas. Eu estou me acostumando a usá-las, na verdade prefiro as ecológicas, porém minha cabeça é de vento e sempre esqueço de trazê-las sempre que vou às compras. Beijocas.

Carol, Ênio e Leila said...

Olá,
aqui também está em discussão a questão das sacolinhas plásticas. Nos supermercados você tem umas bem pequenas (cabem um pão, um suco, uma fruta e acabou), só mesmo para aquela compra de emergência. No mais, temos que comprar as que vendem lá e reutilizá-las.

Um abraço,
Carol

Ross e Rachel said...

Tomara que adotem medidas extremas não só com relação as sacolas plásticas, mas para outras coisas tb.

Bjs
Rachel

K said...

Eu sou a favor de banir as sacolas de plástico, mas não tenho certeza quanto aos copos. Pra mim, metade da graça dos "lattes" é, justamente, o copo. Beber numa caneca ou copo comum não vai ser a mesma coisa.

Eu li que o problema com os copos é a reciclagem, pois o plástico da tampinha atrapalha a reciclagem do papel. Se o povo separasse um do outro o problema seria resolvido, já que ambos são recicláveis.

Beijo,

K.

De said...

Sou super a favor de cobrarem as sacolinhas tb.. Usamos as de pano da PC e funcionam super bem..
Tambem sou a favor de cobrarem os copos.. Apesar da praticidade, "eles" fazem uma sujeirada na cidade..

;)