Tuesday, November 04, 2008

Top 5 em cortesia...

As duas únicas cidades que já moramos estão no "top 5" como as cidades de maior nível de cortesia comparado a outras 35 cidades!!! Veja abaixo a notinha de hoje no site da uol.
A cidade de São Paulo conquistou o quarto lugar na lista das cidades com maior nível de cortesia do mundo, segundo pesquisa realizada pela revista Reader's Digest. Na edição anterior do trabalho, a cidade ficou em quinto lugar.
O teste foi realizado em 35 cidades pelo mundo por repórteres que não se identificavam. Os mesmos três testes foram realizados em todos os locais:
- entrar atrás de alguém em um edifício (para saber se a pessoa da frente seguraria a porta)
- fazer uma compra de pequeno valor (e descobrir se o vendedor agradeceria)
- deixar uma série de papéis caírem em algum ponto movimentado (na esperança de que alguém ajudasse a recolhê-los).
Cada um desses testes foi feito 20 vezes para que se chegasse ao resultado.
São Paulo ficou atrás apenas de Nova York (Estados Unidos), Zurique (Suíça) e Toronto (Canadá). Em último lugar ficou Mumbai, na Índia, seguida de vários destinos da Ásia. Oito das nove cidades testadas do Oriente se classificaram nos últimos 11 lugares

4 comments:

Gus said...

Oi Danie e Rafa,

Achei interessante o assunto, ainda mais porque estou lendo um livro sobre os costumes dos ingleses, e muito do livro foi baseado em pesquisas deste tipo. Entao fui atras da materia inteira e descobri que foi publicada em Julho de 2006 (vide link):

http://www.rd.com/your-america-inspiring-people-and-stories/global-courtesy-how-polite-are-we/article27653.html

Mas de qualquer forma, concordo com a posição dos indianos no ranking, pois temos tido algumas experiencias meio complicadas com esse povo, que tem me dado umas dores de cabeca (mas isso é uma outra historia...)

Pelo livro, os ingleses se desculpam ate quando voce tromba com eles..rs.

bjs e abracos
gus
icebloggus.blogspot.com

Kika said...

Aff!!!! Jura? Fiquei surpresa agora!!!

Complementando o que o Gus disse, aqui em Toronto também as pessoas vivem pedindo desculpa (sorry pra lá e sorry prá cá)... mesmo se vc que passou na frente dela, mas não acho isso sinal de cortesia, não!!!

Bjos
Kika

:= said...

achei que o ultimo lugar seria dado aos chineses, hehehe
poderiam avaliar a cortesia no transito. Fiquei curiosa para saber quem eh o motorista mais cortes.
Bjs

Laila said...

Meio limitada essa pesquisa, não é?
Não vejo ninguém dando lugar pra idoso ou grávida no metrô, e hoje peguei uns documentos caídos na garagem do meu prédio, cheios de marcas de pneus. Várias pessoas passaram encima e ninguém se deu ao trabalho de pegar.
E essa história de "sorry" o tempo todo, na minha opinião, não é sinal de cortesia, mas mania mesmo. Já ficou tão automático que usam essa palavra pra qualquer coisa.
Abraços,
Laila