Friday, May 16, 2008

Mudança de comportamento


Passa desapercebido para diversas pessoas que o fato de mudar para um país de primeiro mundo, implica também em mudança de comportamento.

Normalmente o país emergente é aquele que na maioria das vezes precisa de ajuda e está sempre com falta de alguma coisa, dependendo da boa ação de algum país vizinho.

Enquanto isso os paises de primeiro mundo ajudam no que podem e como podem dependendo da importância e necessidade.

Como nós viemos de um país emergente, nem sempre ficávamos expostos a tantas campanhas de pedido de ajuda como ficamos aqui.. É impressionante a quantidade de campanhas que estão em andamento atualmente devido às catástrofes naturais ocorridas em Myanmar e na China, além disso, é mto comum as pessoas contribuírem para qualquer coisa ou noticia que as sensibilizem no noticiário.

Facilmente encontramos pessoas fazendo fila minutos depois de anunciarem que uma criança ou cachorro foi abandonado. Para qualquer epidemia contas em banco são abertas,e o $ totalmente destinado ao país que o necessita. O mesmo vale para medicamentos, roupas, comidas...

O interessante é que também temos problemas locais e as pessoas dividem a atenção e tentam ajudar ambos os lados.

Para a China e Myanmar, já anunciaram que o governo canadense ira dobrar o valor da doação feita por nós pessoas físicas e isso incentiva ainda mais as pessoas a doarem. O volume de $$ movimentado é inacreditável aos nossos olhos e será de boa ajuda com certeza.

Eu acho mto legal esta conscientização, podemos perceber que a participação é massiva, e confesso que não foi instantâneo a minha conscientização uma vez que o Brasil na maioria das vezes mais precisa do que doa, e apesar de não passarmos aperto por lá, pouco ajudávamos pq sabíamos que nem sempre o $$ iria para onde precisava ir.

Cabe a cada um de nós fazer a nossa parte.. Sabendo que o Canadá nos dá a oportunidade de viver aqui, por que tb não aprender bons modos e solidariedade?!? Deixar de lado a desconfiança brasileira e aprender que se os outros precisam, por que não ajudar?!?!

http://www.redcross.ca/myanmar_e.html
http://www.redcross.ca/article.asp?id=27348&tid=001
http://www.unicef.ca/portal/SmartDefault.aspx?at=1393

2 comments:

Beta Bernardo said...

Gostei muito do seu blog... vc escreve muito bem!!
Eu acho a solidariedade aqui no Brasil meio silenciosa. Acredito que aí as coisas sejam mais veiculadas. Aqui fica em cada um dando uma cesta basica aqui, ajudando um orfanato acolá. Tirando Criança Esperança e afins não temos tantas campanhas assim. Mas eu ainda acredito na solidariedade brasileira!
Fora da Caridade não há Salvação!! ;)
Vou passar sempre aqui pra saber das news.
Bjks

Cris said...

Ótimo post Dani.
Bjs e boa semana