Sunday, September 30, 2007

Mundo Consumista

Já aprendi!!!! Quer comprar coisa boa, legal e descolada não vá ao shopping...

Totalmente contrária à cultura paulistana, poucas são as coisas boas encontradas em shoppings por estes lados. O segredo mesmo é caminhar na rua, de portinha em portinha e vc vai descobrindo lojas e produtos que jamais havia imaginado..

Minha única crítica é a maneira que estas lojas são divulgadas (cartão de visita) e em alguns casos elas ficam bem escondidas...

Bem que poderia existir sites das lojas promovendo os produtos e serviços...

É sempre um pouco mais trabalhoso achar informações na internet por aqui, pois poucas são as lojas que possuem sites (exceto as grandes e famosas).

Já achei muita coisa legal sem estar precisando, só de caminhar e passar em frente.. Só quero ver se a hora que eu precisar de verdade eu vou lembrar onde fica a loja.

Thursday, September 27, 2007

Até onde...

Já que os dias quentes e ensolarados estão durando mais do que deveriam (nenhuma reclamação, só tenho elogios a este verão extendido em Toronto), uma coisa é certa, o frio vai chegar mais cedo ou mais tarde e os casacos sairão dos armários e darão as caras por todos os cantos da cidade...

Para entender melhor o produto vc quer e saber como pedir na hora da compra fica ai a dica caso vc não saiba como explicar em inglês o comprimento de casaco que vc precisa.





Wednesday, September 26, 2007

Ampliando vocabulário...

Não adianta, por mais que se estude inglês no Brasil, nada se compara ao dia a dia que temos por aqui. Dá para perceber que o nosso vocabulário é limitado quando chegamos em uma área que nunca havíamos sido expostos antes em outro idioma.

Ponto positivo disso tudo, cada vez que passamos por uma nova situação, aprendemos novas palavras e com isso nosso vocabulário é ampliado...

Lembro quando fomos abrir a conta no TD no primeiro dia que chegamos aqui, apesar de entender bem o que gerente havia explicado, mal sabíamos as expressões bancárias. Hoje depois de precisar dos serviços bancários, sabemos os termos e ficamos bem mais confortáveis para efetuar qualquer transação, contratação de seguros no banco, e inclusive negociar uma hipoteca.

O mesmo foi quando começamos a pesquisar sobre skis. Não sabíamos nome de nada, e a cada pergunta do vendedor com repostas de múltipla escolha as coisas se complicavam.. Hoje os termos fazem parte do nosso dia a dia e mais uma vez a zona de conforto se amplia.

E tem sido assim para tudo.. Comprar bike, carro, seguro do carro, decidir por roupas de inverno, ir em loja de material de construção (este sim é uma aventura!!!), correr para a walk in clinic na hora da emergência, e até pesquisar preços e condições de casas, saber sobre inspeções e falar com um advogado (isso nem em português é fácil)..

Pena que nosso cérebro não funciona mais como uma esponja que absorve tudo em questões de segundo. Para alguns tópicos exige estudo, dedicação e as vezes uma ajudinha do dicionário/internet, para outros mais simples as coisas fluem com mais facilidade.

No final das contas o saldo é positivo e o vocabulário se amplia naturalmente..

Tuesday, September 25, 2007

Preguiça, preguiça...

Eu fico as vezes pensando como é que as pessoas se viravam antigamente quando chegavam por aqui.. Se antes, sem internet as pessoas precisavam ficar perguntando umas às outras, agora podemos todos usar o Google

Com a ajuda da internet tudo foi bem fácil para nós, desde aplicar para o processo do visto, até conhecer Toronto virtualmente e pesquisar qualquer coisa que precisássemos.

Fizemos nossa reserva de Hotel, compramos passagens, e até hoje a internet é algo fundamental quando queremos fazer alguma coisa por aqui e até mesmo no Brasil.

E sou usuária compulsiva, antes de perguntar qualquer coisa eu vou lá no google.com e fico horas até ter a certeza de que achei o que queria (e posso garantir, sempre acha!!!!)..

Mas como nem todas as pessoas são iguais, é curioso a quantidade de pessoas que ao invés de pesquisarem as coisas por si só e acharem as respostas que mais agradam, preferem escrever para os outros e ficar perguntando ao invés de se virar..

E aí eu fico me perguntando, e há 10/15 anos atrás, como é que as coisas aconteciam?!?! E mesmo sem esta maravilha técnologica as coisas não caminhavam?!?!

E por que agora esta dependência, ou melhor a preguiça reina e as pessoas insistem em procurar menos por que sabe que alguém vai ajudar!?

Eu sou a favor da internet. A ferramenta amplia horizontes e faz com que vc descubra coisas que jamais havia imaginado antes. É só ter criatividade e deixar esta preguiça de lado...

Vamos, mão a obra, começando pelo Google.com não tem erro!!!

Monday, September 24, 2007

Tô ocupada...



E depois de bastante esperar chega o momento de futilidade que mais gostamos na TV canadense.....


É Hoje!!!!!!!!!!! A volta de Two and a Half Men e Rules of Engagement



E na Quinta!!! CSI

Sunday, September 23, 2007

Coisas boas...

Morar por aqui não é só reclamar da comida e falar que tem saudades da família.

Por trás disso tudo tb tem mta coisa boa e que se pararmos para contabilizar a lista não tem mais fim.

Percebi que depois que mudamos para cá, saímos bastante da nossa zona de conforto, e eu aprendi mto mais sobre cultura de outros paises, sobre “novos idiomas”, e religiões que se conflitam mundo afora.

Que frio não mata se tratado apropriadamente e que pode ser mto divertido dependendo do quão animado e positivo vc for.

Suco de Cramberry passou a ser meu favorito, apesar de não substituir a Coca Cola.

Aprende-se a dar valor a cada coisinha que tínhamos no Brasil, mesmo por que apesar de parecer divertido e diferente, carregar móveis da Ikea, compras da Canadian Tire, árvore de Natal de 2mts e skis no metrô em pleno Boxing Day é uma experiência um tanto quanto selvagem.

Tivemos que reaprender a conhecer as pessoas e em meio à convivência identificar quem compartilha dos mesmos valores e princípios, e ai sim considerar isso uma amizade.

E a lista não pára por ai.... Aprendi a rir das minhas bolas foras e só depois que chegamos por aqui é que percebi o quanto à falta de comunicação limita o ser humano

Cabe a cada um olhar dentro de si e vê o quanto à experiência tem sido positiva, quanta coisa diferente e inusitada tem acontecido diariamente, para nós é divertido olhar para trás e ver o quanto mudamos, o quanto aprendemos e me pergunto o quanto mais está por vir....

Friday, September 21, 2007

Fall is coming....

Photo by: Charles Clemens


A estação mais linda do ano chegou!!!!! Aprendi apreciar a beleza do outono só depois que chegamos por estas bandas e o visual é inesquecível!!!!

Agora sim começa a temporada de fotos!!!

Thursday, September 20, 2007

Utilizando o sistema de saúde...

Depois de 15 meses morando por aqui, eu fui a felizarda da família em utilizar o sistema de saúde público pela primera vez.

Achando que tinha quebrado o dedo do pé, lá fui eu a uma Walk In clinic esta semana pedir para que o médico disponível verificasse as condições do meu dedo. Mesmo por que fazia quase 24hs que a contusão havia acontecido, e a dor continuava, o dedo estava mto inchado, totalmente roxo e eu mal conseguia andar.

Pois bem, posso afirmar que fui bem atendida, preenchi uma ficha com dados básicos, com os dados da minha Family Doctor e em menos de 5 minutos lá estava eu, o médico, meu pé e um copo de leite no consultório.

É isso ai, parece tudo mto estranho, mas com a mesma mão que ele segurava o copo de leite, ele examinou o meu pé e voltou a tomar leite... A cena foi surreal, claro que eu lavo o pé, mas cá entre nós, mão no copo, mão no pé, mão no copo, só faltou copo no pé!!!! E não foi uma vez só não!!

Tá bom, ele foi bonzinho, super prestativo, eficiente e até ligou até para o consultório do Raio X para que eles me esperassem (pq como tudo aqui fecha cedo, eu quase não chegaria a tempo de pegar o local aberto).

No final deu tudo certo, o Rafa me levou até o local para tirar raio X, e fomos super bem atendidos por lá tb.

No dia seguinte, recebi a ligação do consultório do mesmo médico leitinho avisando que tinha recebido meu raio X e que felizmente meu dedo não estava quebrado (ufa!!!! Apesar de toda a dor que eu estava sentindo), que tinha sido apenas a contusão e que mais alguns dias tudo estaria 100%.

Primeiras impressões OK, considerando que a saúde é publica até que está dentro do esperado.

PS. Apesar do diagnóstico positivo, nenhum medicamento foi receitado, mesmo que um simples anti inflamatório, o que nos chamou atenção.

PS2. Vcs já perceberam que os enfermeiros andam nos ônibus e metrôs com a roupa que eles atendem os pacientes?! Isso não é muito higiênico hehehehe

Wednesday, September 19, 2007

Aprendendo com a 12C

Ejá que estamos falando em finanças, descobrimos que há várias coisas que se pode aprender ao comprar uma calculadora HP12C. A primeira delas é a de que Texas, Sony e outras dominam o mercado canadense de calculadoras, enquanto que a HP fica restrita às livrarias/lojas das universidades como York e UoT.

Aliás, o site da HP indica um bom número de outros pontos de vendas, como Office Depot e Walmart, mas ao chegar nessas lojas, ninguém nem sabe que produto vem a ser este. Isso foi uma surpresa, já que em todos os outros lugares em que estivemos a HP é a lider deste mercado.

Como vivemos em tempos modernos, lá fomos nós buscar a 12C online. Foi quando descobrimos que o tanto o Amazon.com como Amazon. ca só podem vender livros, CDs e outras coisinhas aqui no Canada. Não temos um 'Submarino.com' para compras online de eletrônicos, e se temos algum eficiente, infelizmente ainda não fomos apresentados..

Finalmente, em sintonia com o post anterior, decobrimos que o preço da 12C pra lá de Buffalo é metade do preço daqui. Vai ver por isso é que proibem a entrega da Amazon por essas bandas. Mesmo com taxas de importação, ainda sairia mais em conta do que o preço "local".

Tuesday, September 18, 2007

Planejamento tributário FY2008

Nunca fui fã de contabilidade, por exemplo pelo número de exceções e pelas interpretações sobre o que apresenta maior liquidez ou se um evento deve ser representado no momento de realização do custo ou geração de renda, inventorio antigo antes ou notas de rodapé para justificar eventos extraordinários.... e por aí vai.

Mas essa semana fiquei sabendo que o pessoal ao sul da fronteira pode abater despesas com juros (mortgage e financiamentos, por exemplo) do pagamento de imposto de renda e nós não. Depois perguntam por que os preços de produtos manufaturados são tão mais em conta por lá, mesmo com o dólar canadense valendo 0.97c do americano....

Uma opção para quem trabalha como autônomo é poder descontar parte dos custos como gastos da empresa. Aluguel, carro, aquecimento, etc. pode ser usado como despesa operacional, diminuindo o lucro tributável. (não é justo, hehehe)

Uma saída é tomar o valor pago no principal do mortgage e jogar em um rendimento isento de tributação. Com a diferença pode-se 'receber de volta o valor pago em juros'. Tem um cara de Vancouver vendendo a solução, mas me pareceu um pouco 'mandraque'. Melhor abrir uma empresa ou mudar para terras mais ensolaradas ao sul.

Saturday, September 15, 2007

Cores


O reality show para decoração de interiores por aqui predomina em diversos canais de TV. De uns tempos pra cá eu comecei participar mais e me envolver com o assunto e dá para perceber como a predominância de cores é forte por estes lados.. Talvez por faltar cor do lado de fora durante uma época do ano, a população opta em colocar as cores do lado de dentro da casa.

Técnicas variadas e infinidades de cores são disponibilizadas nas lojas (que contam com serviço grátis de consultores) para facilitar a vida dos pobres mortais que moram sob a cultura americana do “faça vc mesmo”....

É claro que tem pintor por aqui e a qualquer momento vc pode contratar um. Mas a maioria das pessoas opta por fazer elas mesmas, e não se resume apenas na pintura das paredes, mas sim de armários de banheiro e cozinha e texturizações pela casa toda (eita pessoal habilidoso)

Eu estou estudando sobre o assunto, decidindo combinações e quem sabe vamos arriscar algumas cores em nosso apto, mesmo por que depois de tanto assistir e ver casas/aptos coloridos eu cansei de conviver com minhas paredes brancas.

Mais infos visite:
HGTV
Benjamin Moore

Thursday, September 13, 2007

Doctor Rug


Faxinar a casa e re-aprender a conviver com carpete foram duas coisas que tivermos que fazer por aqui, e isso não é segredo para ninguém.

Quanto a limpeza estamos super tranqüilos, os produtos como já falamos antes são mto bons e é mto fácil e simples limpar a casa por aqui (comparado com o Brasil). Claro que não faz disso uma atividade divertida, porém se os produtos ajudam e são eficientes por que ficar reclamando, já que tem que fazer?!?!

Para o carpete o desafio foi maior. O uso do aspirador de pó é constante, além disso, o removedor de manchas (vendido em qualquer supermercado) é essencial caso vc deixe cair algo no carpete (como eu fiz com maquilagem, e ficou aquele borrão no chão) e precise de ação imediata, mas além do cuidado do dia a dia é necessário também (pelo menos a cada 6 meses) lavar o carpete para que fique realmente limpo, sem bactérias e outras coisinhas que o aspirador não pega. Nós utilizamos o Doctor Rug e adoramos.

A máquina é alugada em qualquer supermercado ou grandes lojas (Canadian Tire, Zellers), além do aluguel da máquina é necessário escolher qual tipo de produto vc quer aplicar no carpete (várias opções), fazer as diluições, passar a máquina e está pronto. O impressionante e ver resultado final, e nós achando que por não andar de sapato pela casa o carpete era 100% limpo!!

Ah! A facilidade é que a máquina tem rodinhas (como as de mala de viagem) e vc consegue arrastar na rua ou TTC até em casa caso não tenha carro pra buscar. Só não pode esquecer de limpar as rodinhas antes de colocar no carpete..

Wednesday, September 12, 2007

Conforme esperado

Depois nos perguntam por que moramos no Canadá....


Sunday, September 09, 2007

Niagara, Exposition centre...

As fotos estão atrasadas, essa é uma das coisas de se tirar fotos com filme. É preciso esperar acabar todas as exposições antes de mandar para a revelação. A parte divertida é a espera e a surpresa ao ver o resultado final. Uma dica, evitem os filmes 'de supermercado' pois acabam ficando com tons 'azul' e 'rosa', como esse Fujifilm que usei....



Thursday, September 06, 2007

Isso também é Toronto..

Com todo seu charme e particularidade a cidade tem muita coisa boa e não se resume apenas em fotos e poses na CN Tower.

Esta é a nossa cidade sob uma diferente maneira de ver e viver.




Sunday, September 02, 2007

Arctic Sunrise

Hoje tivemos uma boa surpresa, ao ver ancorado próximo ao Harbourfront Centre, um dos navios do Greenpeace.

O Arctic Sunrise, adquirido em 1995 é utilizado em missões no Ártico e na Antártica, e também em regiões como a Amazônia, Ásia e Groelândia.

Este colorido quebra-gelo para até 36 tripulantes está em exposição aberta ao público neste fim de semana como parte de uma campanha conjunta com o WWF e outras entidades. Vale uma visita.


Saturday, September 01, 2007

Air Show Toronto 2007

Ainda dá tempo!!!
Estivemos por lá hoje e foi nota 10!! Vale um repeteco, estaremos amanhã de novo.

video