Sunday, August 27, 2006

Impressões de um brasileiro trabalhando em Toronto (3 dias)

  • Esta unidade onde estou trabalhando tem aparência “antiga", imagino que anos 80. As mesas são grandes, muitos armários, cores pastéis e murais com frases motivacionais.
  • Eu tenho acesso a material de escritório, Dani não. (caneta, papel, grampeador, etc.).
  • Não se faz limpeza das mesas, que ficam então cheias de papéis, engorduradas e empoeiradas. Sujas mesmo. (No caso dos colegas de trabalho da Dani, ainda tem restos de comida e copos de café que já fizeram aniversário).
  • Muito silêncio. Em todo o escritório não se ouve nenhuma conversa, seja em pequenas reuniões, bate-papo ou trabalho por telefone. Pode-se ouvir alguém usando o teclado ou comendo uma maçã a muitos metros.
  • Toronto tem poucos prédios (perto de SP), muito verde (no verão) e é relativamente plana. Com isso, a vista da janela excelente (não da minha baia, claro. Para um recém chegado já era pedir demais).
  • Trabalho com pessoas de todos os lugares e sotaques. Sudeste asiático, leste europeu, oriente médio, América do sul, etc. Tem até canadenses!
  • Como a Dani já havia percebido, nosso inglês é péssimo. Claro que consigo entender a TV, fazer compras e levar uma vida normal, mas na hora do trabalho sentimos a falta de fluência e a dificuldade de argumentação. Ainda bem que tem um ou outro que parecem pior que nós.
  • Sair para almoçar em grupo nem pensar. Comum é almoçar na própria mesa, ou na salinha da cafeteria (que não tem café).
  • Pessoas cordiais e simpáticas, mas formais (distantes?). Se bem que não posso reclamar, meus gerentes têm sido excelentes até agora.
  • Ah, eles tem sotaque. Os canadenses falam ' abAUt' , “Aut” o que para nós é “About”e “Out”. Em compensação eles falam “bookt”, “asket” e nós nos entregamos como bons e conhecidos brasileiros quando falamos “bookedí”, “askedí”. Fazemos de forma inconsciente, mas pessoas locais já nos falaram que identificam brasileiros de longe quando escutam qualquer verbo terminado em “ed”. Sei que isso é um defeito, mas fica como a nossa marca registrada.

Melhor do que tudo isso?! É ouvir que todos estão sobrecarregados de trabalho, mas que já deu 16:30 e ta na hora de ir embora. Afinal, para eles a vida parece que é mais do que apenas trabalhar.

6 comments:

Anonymous said...

Dani, eu tive a grande sorte de com apenas 3 meses de trabalho, o meu departamento mudou para o predio ao lado NOVISSIMO com tudo novo, mesas, cadeiras, etc...a cozinha tambem eh nova com todos os appliances novos, mas realmente eh MUITO diferente o ambiente de trabalho, e fico me perguntando...Sera que vou me acostumar a isso? Meu ingles nao eh ruim, mas acho que nunca vou poder fazer uma piadinha no elevador ou fazer um comentario sobre algo que vi na televisao, etc..entao a socializacao no trabalho sempre tera um limite para mim. Consolo??? Tem gente que ainda fala o ingles bem pior...

ROGÉRIO & LUCI said...

Oi Rafa, aqui é o Rogerio. Li este seu post e achei muito parecido com o ambiente do meu serviço tambem. O que mais gosto é este lance de poder ir embora 5 e pouca e ninguem achar que vc esta fazendo algo errado (mesmo porque a maioria do pessoal ja foi embora este horario). Geralmente os canadenses ocupam os cargos de gerencia para cima. E posso ter contato com varias culturas diferentes dentro de um escritorio. Bom, e mais uma vez, parabens pelo seu novo trabalho. Espero que goste bastante.

Anonymous said...

Rafa,
Deve ser mesmo uma experiência e tanto os primeiros dias de trabalho por aí. Se por aqui , em nosso país e cultura de origem, não nos sentimos confortáveis nos primeiros dias de qualquer emprego. Imagine em outro pais! Mas acredito que com o passar do tempo nos habituamos a tudo!
bjs e boa sorte

Anonymous said...

Ai, deve ser muito estranho, né? Imagina trabalhar num lugar todo sujo! Sobre o final em ED dos verbos no passado, o sotaque britânico é mais próximo do que eles falam aí. Já estou fazendo "estágio" nesse sotaque há cinco anos! :)

Anonymous said...

Noooossa! Mural com frases motivacionais foi o cúmulo, hein?
Aqui no andar o Ernesto colou um papel na parede para aliviar o stress. Ele diz: BANG YOU HEAD HERE e tem um círculo para vc "aliviar" sua cabeça.
Mas a melhor parte mesmo é poder sair às 17 horas e depois ninguém reclamar q vc não trabalha!
Beijos!

Anonymous said...

Poxa vida, preciso descobrir uma area q eu goste de trabalhar e que seja nesse esquema de horario quando eu chegar aí... Publicidade é pancadao em qualquer lugar do mundo, ne...
Bjoss