Monday, January 22, 2007

Cultura importa

Essa semana os jornais locais anunciaram uma doação de $10 milhões para o ROM. A doação veio de uma empresa de mineração baseada em Vancouver chamada Teck Cominco Ltd.

É a maior doação de uma única empresa na história desse museu, que até então já levantou mais de 250 dos cerca de $300 milhões para a reforma que está passando.

Não vou entrar no mérito dos descontos sobre impostos que as doações acarretam, ou do ganho em marketing atrelado à propaganda gerada ou à nova sala dedicada à mineração. De qualquer forma, é bacana ver uma iniciativa para manter a história de um país, dentro e fora dos museus.

Já disse algumas vezes que a visão de mundo que existe na américa protestante é muito auto-centrada. O 'Museu da civilização' poderia ser chamado de 'Museu da civilização canadense' e Museu Aeroespacial' de 'Museu Aerospacial do GTA', onde se exclui pontos importante da história apenas por terem sido mérito dos outros.

Faço essa crítica às livrarias também. O que reparei é que é difícil encontrar autores que não sejam americanos. Os canadenses ainda possuem uma prateleira dedicada, mas se você quiser algum autor europeu ou sul-americano, terá dificuldades. (um comentário: Também não temos muitas opções de livros em francês, apesar de sermos um país 'bilíngüe')

De qualquer forma, apesar do nomes pomposos, eles estão fazendo a parte deles para preservar a cultura local, o que é algo legal (ainda mais se compararmos com o que ocorre no Brasil, com os acervos de livros, arte e os parques arqueológicos, por exemplo).

Como disse a ministra da cultura de Ontário, "Cultura importa". E com isso, em mais dois anos, o ROM terá mais 18.600 m2 de espaço para galerias, e expandirá o número de visitantes de 700,000 para cerca de 1.6 milhões por ano.

1 comment:

Anonymous said...

Olá amigos, muito legal o seu blog, já estou com vontade de morar em Toronto. Será que podemos manter contato, quem sabe não seremos vizinhos um dia. De fato estamos pra enviar o formulário inicial do processo simplificado e até o momento a minha escolha está em Toronto. Meu email: marlon@marlonguerios.com

Abraço e boa sorte!