Thursday, January 11, 2007

Prós e contras

Planejando para o futuro, precisamos escolher a nossa casa. Como pagar aluguel não nos retorna nenhum ativo, decidimos que assim que possível vamos trocar a flexibilidade dos aluguéis por um financiamento de imóvel.

Como diz um grande amigo que mora em Miami, viraremos sócios minoritários de uma casa em que o Banco nos deixa morar lá. :o)

Dado um valor limite, precisaremos decidir entre apartamento e casa. No apartamento não será preciso cuidar de jardim ou consertar o telhado, tem mais segurança e menos manutenção em geral. Por outro lado, a casa nos permite mais liberdade e um jardim para aproveitarmos, além de mais espaço.

Porém o que nos preocupa é com relação aos custos diretos e indiretos. Se optarmos por um apartamento, teremos a possibilidade de estarmos mais próximos à cidade, talvez até mesmo na linha do metrô. Pagaríamos um valor alto de condomínio, mas economizaríamos o custo de um segundo carro, por exemplo.

Já a casa não tem condomínio, ou fundo de obras que não esperamos, mas por causa do preço, ficaria mais distante, acarretando num custo extra de transporte.

Após resolvermos este primeiro ponto, vamos atrás das opções. Por exemplo, tipo da casa, single, geminada, townhouse (que tem condomínio), bungaloos, com ou sem garagem, etc.

E finalmente o local. Ainda não conhecemos a cidade direito fora do centro de Toronto. Mas entra para a lista Oakville, Richmond Hill, Vaughan, Mississauga, Ajax. Markham, Brampton...

Precisaremos olhar bastante ainda e escolher o bairro que tiver mais a nossa cara.

3 comments:

:= said...

Eu acho que vocês deveriam comprar uma casa bem grande, bem legal, com cercadinho branco para eu poder deixar meus cachorros com vocês quando for viajar! hahahaha
Brincadeirinha!
Bjs

Thelma said...

Não esquece que morando em casa alguém tem que tirar a neve da calçada! hehehe
Mas realmente são vários prós e contras. Casa é legal quando tu tem filhos e tals... Algo a se pensar, huh?
Beijocas

:= said...

Bom, agora falando sèrio, eu adoraria morar numa casa enorme, mas por aì não tem essa mordomia de ter faxineira, nè? Nesse caso o apartamento leva vantagem.
Bjs