Wednesday, September 26, 2007

Ampliando vocabulário...

Não adianta, por mais que se estude inglês no Brasil, nada se compara ao dia a dia que temos por aqui. Dá para perceber que o nosso vocabulário é limitado quando chegamos em uma área que nunca havíamos sido expostos antes em outro idioma.

Ponto positivo disso tudo, cada vez que passamos por uma nova situação, aprendemos novas palavras e com isso nosso vocabulário é ampliado...

Lembro quando fomos abrir a conta no TD no primeiro dia que chegamos aqui, apesar de entender bem o que gerente havia explicado, mal sabíamos as expressões bancárias. Hoje depois de precisar dos serviços bancários, sabemos os termos e ficamos bem mais confortáveis para efetuar qualquer transação, contratação de seguros no banco, e inclusive negociar uma hipoteca.

O mesmo foi quando começamos a pesquisar sobre skis. Não sabíamos nome de nada, e a cada pergunta do vendedor com repostas de múltipla escolha as coisas se complicavam.. Hoje os termos fazem parte do nosso dia a dia e mais uma vez a zona de conforto se amplia.

E tem sido assim para tudo.. Comprar bike, carro, seguro do carro, decidir por roupas de inverno, ir em loja de material de construção (este sim é uma aventura!!!), correr para a walk in clinic na hora da emergência, e até pesquisar preços e condições de casas, saber sobre inspeções e falar com um advogado (isso nem em português é fácil)..

Pena que nosso cérebro não funciona mais como uma esponja que absorve tudo em questões de segundo. Para alguns tópicos exige estudo, dedicação e as vezes uma ajudinha do dicionário/internet, para outros mais simples as coisas fluem com mais facilidade.

No final das contas o saldo é positivo e o vocabulário se amplia naturalmente..

1 comment:

:= said...

Nem me fale! Passo por cada saia justa, como quando um recruiter me ligou e perguntou se eu tinha firma aberta. Só respondi: "Não tenho a mínima idéia do que é isso que vc está falando".Claro que ele não me ligou mais, hehehehe
Só fui descobrir o que ele havia perguntado umas 3 semanas depois!