Tuesday, September 18, 2007

Planejamento tributário FY2008

Nunca fui fã de contabilidade, por exemplo pelo número de exceções e pelas interpretações sobre o que apresenta maior liquidez ou se um evento deve ser representado no momento de realização do custo ou geração de renda, inventorio antigo antes ou notas de rodapé para justificar eventos extraordinários.... e por aí vai.

Mas essa semana fiquei sabendo que o pessoal ao sul da fronteira pode abater despesas com juros (mortgage e financiamentos, por exemplo) do pagamento de imposto de renda e nós não. Depois perguntam por que os preços de produtos manufaturados são tão mais em conta por lá, mesmo com o dólar canadense valendo 0.97c do americano....

Uma opção para quem trabalha como autônomo é poder descontar parte dos custos como gastos da empresa. Aluguel, carro, aquecimento, etc. pode ser usado como despesa operacional, diminuindo o lucro tributável. (não é justo, hehehe)

Uma saída é tomar o valor pago no principal do mortgage e jogar em um rendimento isento de tributação. Com a diferença pode-se 'receber de volta o valor pago em juros'. Tem um cara de Vancouver vendendo a solução, mas me pareceu um pouco 'mandraque'. Melhor abrir uma empresa ou mudar para terras mais ensolaradas ao sul.

1 comment:

Anonymous said...

Ebaaaaa, vcs vem para Miami???? :)

Pois é, abate interest expense do mortgage e abate o iptu, mas aqui não rola saúde grátis, não tem túneis para proteger do frio (também não tem frio) e quase ninguém fala inglês!

Beijos dos Mottas de Miami