Thursday, September 20, 2007

Utilizando o sistema de saúde...

Depois de 15 meses morando por aqui, eu fui a felizarda da família em utilizar o sistema de saúde público pela primera vez.

Achando que tinha quebrado o dedo do pé, lá fui eu a uma Walk In clinic esta semana pedir para que o médico disponível verificasse as condições do meu dedo. Mesmo por que fazia quase 24hs que a contusão havia acontecido, e a dor continuava, o dedo estava mto inchado, totalmente roxo e eu mal conseguia andar.

Pois bem, posso afirmar que fui bem atendida, preenchi uma ficha com dados básicos, com os dados da minha Family Doctor e em menos de 5 minutos lá estava eu, o médico, meu pé e um copo de leite no consultório.

É isso ai, parece tudo mto estranho, mas com a mesma mão que ele segurava o copo de leite, ele examinou o meu pé e voltou a tomar leite... A cena foi surreal, claro que eu lavo o pé, mas cá entre nós, mão no copo, mão no pé, mão no copo, só faltou copo no pé!!!! E não foi uma vez só não!!

Tá bom, ele foi bonzinho, super prestativo, eficiente e até ligou até para o consultório do Raio X para que eles me esperassem (pq como tudo aqui fecha cedo, eu quase não chegaria a tempo de pegar o local aberto).

No final deu tudo certo, o Rafa me levou até o local para tirar raio X, e fomos super bem atendidos por lá tb.

No dia seguinte, recebi a ligação do consultório do mesmo médico leitinho avisando que tinha recebido meu raio X e que felizmente meu dedo não estava quebrado (ufa!!!! Apesar de toda a dor que eu estava sentindo), que tinha sido apenas a contusão e que mais alguns dias tudo estaria 100%.

Primeiras impressões OK, considerando que a saúde é publica até que está dentro do esperado.

PS. Apesar do diagnóstico positivo, nenhum medicamento foi receitado, mesmo que um simples anti inflamatório, o que nos chamou atenção.

PS2. Vcs já perceberam que os enfermeiros andam nos ônibus e metrôs com a roupa que eles atendem os pacientes?! Isso não é muito higiênico hehehehe

5 comments:

Anonymous said...

Dani,

Eu quero morrer quando vejo enfermeiros (as) nos onibus com a mesma roupa que trabalham nos hospitais. Ou seja eles carregam as doencas infecto contagiosas para dentro do onibus e os germes e doencas do onibus para dentro dos hospitais...fala serio??? Depois ainda dizem que eh pais de primeiro mundo???

Anonymous said...

Mas será que doença se transmite pela roupa? eu sempre achei que era pela saliva, sangue, etc...

Anonymous said...

cancela o que eu disse ;) é claro que os germes viajam por qualquer coisa ;) eh tarde e nao estava pensando...

mas fiquei pensando nesse lance dos enfermeiros. Até conversei com o Alan sobre isso. Ele falou que pensou a mesma coisa quando viu enfermeiros na rua mas ele acha que de repente eles não são do tipo que têm contato direto com pacientes ou que trabalham em areas mais sensiveis do hospital. Muitos fazem trabalho administrativo... sei lá, deve ter uma explicação pois as pessoas aqui não dão ponto sem nó...

:= said...

Pelo jeito o que não mata engorda!
Essa questão dos enfermeiros é estranha e mesmo o "médico leitinho". Acho o pessoal daqui super hipocondríaco e na hora que precisa os padrões de higiene passam longe?
Mas afinal, o pé melhorou o não?
Bjs

Anonymous said...

esse post eh antigo ,mas so li agora..

minha sogra eh enfermeira e ela faz o jantar com aquela roupa :S
ela so troca na hora de dormir!!!
na primeira vez q vi .. fiquei horrorizada.. mas ainda acho meio nojento :S