Sunday, April 24, 2011

Eleições no Canadá


Na próxima segunda feira (02 de maio) será eleições aqui no Canadá, e siiim mais uma vez, desde que chegamos esta será a terceira vez que os canadenses vão as urnas e a nossa primeira experiência votando por estes lados.

Para votar vc precisa ter a sua cidadania e ser cadastrado em uma zona eleitoral. Voluntários vão a sua casa para confirmar os dados e dizer onde vc vai votar. Eu ainda não entendi qual é o critério usado para as zonas eleitorais (nós não vamos aos colégios como no Brasil), mas o meu prédio é uma zona eleitoral e eu só preciso descer no salão de festas e fazer o X no papelzinho.

Fatos curiosos:

- Não pode esquecer que o voto aqui é facultativo, e o TRE canadense abriu alguns pontos de votação na cidade neste final de semana, para as pessoas que tem interesse em votar, e não podem fazer no dia 02.

- No dia da votação vc precisa levar o cartão que comprova a sua inscrição (que é enviado até 2 semanas antes para sua casa), um ID e voilá!! Se vc não tiver um documento de indentificação, um outro canadense com o próprio ID pode testemunhar que vc é vc mesmo. Ninguém precisa ficar sem votar por falta de documento.

- Você não vota no primeiro ministro propriamente dito, mas sim no membro do partido que o representa no seu bairro, e os membros com maior número de votos vão para o parlamento e ai sim é decidido quem sobe como PM. Cada um dos 308 distritos tem a sua lista de candidato aprovados e é só 1 candidato por partido por distrito (lista completa aqui: http://www.elections.ca/ele/41ge/can/loc.pdf)

- O site do TRE local para quem quer mais detalhes, checar a lista de candidatos, onde votar é o seguinte http://www.elections.ca/home.aspx

Curiosamente esta também vai ser a primeira vez que voto no papel, por que desde os meus 18 anos quando comecei a votar, eu só votei em urnas eletrônicas (e viva a modernidade!!). O Rafael é das antigas e se sente em casa hahaha


Não vou extender muito o assunto, mas tb tivemos 2 debates em rede nacional, sendo que um foi em inglês e no dia seguinte em francês. E a campanha, corpo a corpo, promessas e beijos em criancinha durante os comícios são iguais aos que conhecemos.


Vou lá no dia 02 e depois conto como foi e como funciona a boca de urna por estes lados :0)

3 comments:

Lupatinadora said...

Parabéns pela 1a eleição canadense!

Nosso prédio também é zona eleitoral, mas ainda temos chão até chegar a nossa vez de votar.

Meu marido ficou tiririca com o pessoal que vem bater na porta fazendo campanha - bateram aqui domingo de tarde na hora da soneca, rs rs rs.

beijos

César, Valéria, Lara e Anaclara said...

No papel é a quarta eleição em 7 anos. Se fosse na urna acho que tinha eleição todo ano.

E a vida segue...

Unknown said...

eu fico me imaginando nessa situação no Canadá. já não gosto de votar qui no Brasil...por saber que os candidatos não presta que é sempre a mesma história: promessas e mais promessas...
será diferente no Canadá ?

conte pra gente depois como foi a votação.

abraços;
http://meetyoutherecanada.blogspot.com