Friday, November 17, 2006

No Trabalho

Uma das maiores diferenças que tenho observado ao trabalhar no Canadá é a percepção de tempo. Sei que é bem difícil generalizar algo, quando temos uma amostra de apenas poucos elementos, mas temos visto que as empresas e pessoas por aqui tem um senso de tempo mais 'a longo prazo'.

Enquanto no Brasil tudo era para ontem e os objetivos mudavam semanalmente, vejo um planejamento a longo prazo. Meus projetos tem tempo suficiente para serem feitos do modo correto e as funções não se sobrepõe.

Me surpreendo ao me ver pensando coisas como "Estou perdido. Tenho este resultado para entregar até Sexta-feira, terei que aprender como se faz isso sozinho e provavelmente na Segunda-feira não servirá para nada." e ao invés disso recebo a notícia de que é um projeto de duas semanas, com pessoas já alocadas no projeto, e isto estava sendo amadurecido havia 6 meses.

A parte boa é que, como é difícil perder velhos hábitos, Sexta-feira está tudo pronto, e todos ficam surpresos com a eficiência dos brasileiros.

Claro que tem um porém. Como cada um só cuida de seu trabalho, não se pode esperar alguma ajuda que não seja da pessoa responsável por aquilo que vc precisa. Em contrapartida, quando vc acha este especialista, ele é muito bom naquilo que faz.

Tem sido uma boa experiência estar imerso num outro ambiente de trabalho. Assim que tivermos oportunidade, vamos ver como são as pós-graduações daqui.

7 comments:

Anonymous said...

Rafa, Dani, adorei este post pois ele também reflete a realidade que eu vivo no meu trabalho e o Fernando no dele. Realmente aqui o pessoal é mais especialista, e cada um só faz aquilo que está dentro do seu "mandate", nada mais que isso. O bom é que cinco horas todo mundo vai embora! Beijos, Carol e Ferando.

Ju said...

Adorei esse post! Isso é tudo o que eu queria! É impressionante como aqui em São Paulo tudo tem que ser "pra ontem", e é absolutamente normal vc ter que trabalhar finais de semana e ficar até 10 da noite no escritório sem receber nada a mais por isso. Pelo menos isso nos serve de terinamento pra sermos funcionários exemplares no Canadá....rs

Beijos!

Lucix said...

NAo eh sempre, mas de vez em quando eu entro em projetos que sao para ontem... E ai tenho que WMAO pra terminar o projeto em tempo. :( Mas no geral, concordo que eh mais organizado.

Dani: a caneta da Sephora se chama "Nail Polish Corrector", parece uma caneta marca texto, aqui o link:

http://www.sephora.com/browse/product.jhtml?id=P37621&searchString=nail%20polish%20corrector

Beijos,
Lucia

Paula Regina said...

Bom saber!
bjs
Paula

Ju said...

Oi Dani!

Então, esse prazo do IELTS é válido pra quem vai iniciar o processo simplificado. Achei muito chato, mas foi o que a tal da Maria João falou. =(
Várias pessoas que iniciaram o processo simplificado estão fazendo o mesmo: deixando o IELTS pra depois pra não correr o risco de não ser válido na hora de pedirem a documentação.

Obrigada pela preocupação! =)

Beijos!

Anonymous said...

Concordo plenamente com vc!! O bom eh isso mesmo que vc falou, por sermos "treinados" num ambiente muito mais estressante, somos eficientes! :)

Bjos

ROGÉRIO & LUCI said...

Eu tambem passo por isto aqui no meu trabalho. Por um lado acho bacana trabalhar num lugar onde tudo é muito organizado e bem planejado. Isto alivia muito o stress. Neste ponto nao sinto saudades dos balaios de gatos que eu tinha no trabalho no Brasil. Porem por outro lado, o pessoal é muito rigido. Ou seja, nao ha aquela flexibilidade e amizade de um tentar ajudar o outro.