Wednesday, February 28, 2007

Fator Mexirica

Alguns comportamentos humanos parecem ser universais. A forma como alguém é educado, a cultura e as idéias predominantes num determinado momento podem distorcer ou inibir nossos instintos ou ações, mas se tirarmos essa camada de 'civilização', as pessoas deveriam ter o mesmo comportamento.

Tirei essa conclusão filosófica ao observar o 'fator mexirica'. Já devo ter comentado aqui, mas um dos bônus que eu esperava ao vir para o Canadá era não precisar mais ver pedaços de casca de mexirica sendo atirados pela janela de um ônibus, como tantas vezes vi no trânsito de São Paulo.

E não é que ontem lá estava eu no metrô e uma senhora (que não falava português) feliz e contente jogava seus pedacinhos de mexirica no chão?!? A boa notícia é que ela se sentiu constrangida ao perceber que algumas pessoas a olhavam com ar de reprovação.

Ainda tenho esperanças de que um dia consigamos que todos sejam 'civilizados' a ponto de termos um mundo livre das mexirica voadoras.

5 comments:

Anonymous said...

Eu já fui atingido pelo fator mexirica...bem na cabeça e na Avenida Paulista...
Ser educado e comportar-se educadamente também é um estado de espírito, muitas vezes perdemos a linha e nos comportamos de forma errada.

Valeu..

Anonymous said...

E o fator lata de refrigerante ou cerveja...Que já vi várias pular da janela de carros importados com vidros pretos aqui em fortaleza.

: )

Tomara que esse dia, em que todos sejam "civilizados", chegue logo.

Daniel

Erasmo said...

Bom, espero que isso não se propague ou vire algo pior, como latinhas e outros que nem vale a pena citar :-(

Em Osasco, está muuuuuito comum!

Abraços!
Erasmo

Anonymous said...

E no metrô então?
É uma tamanha sujeira, copos de café espalhados pelos bancos, e muitas vezes os restos de cafés espalhados pelo chão enquanto esperamos o metrô
Mas ainda assim, aqui é um pouco melhor nos quesitos do "fator mexirica" não é?

:= said...

Pelo que vejo nos blogs dá a impressão de que o metrô em Toronto é um lixão dentro de vagões.