Wednesday, April 25, 2007

O jeito é ser curioso..


Vale a pena ser curioso quando pouco se conhece.... Sempre quando temos um tempinho começamos a pesquisar como funcionam algumas coisas aqui no Canadá, e é interessante como algumas coisas são bem semelhantes a do Brasil, outras mais simples e outras muito mais burocráticas.

Dias destes pesquisamos sobre como trazer $$ do Brasil para o Canadá, caso vc tenha deixado seus investimentos por lá. O processo é simples, mas prepare-se, lidar com banco no Brasil não é fácil, ainda mais morando a distancia. O desafio fica quase que impossivel dependendo do dia, do fuso horário e do banco que vc trabalha.Há momentos em que vc tem vontade de comprar uma passagem aérea, voltar para o Brasil só para trazer o $$ debaixo do braço devido à “boa vontade” das agencias. Demora, é burocrático, mas chega!!

Por outro lado, comprar carro é a coisa mais simples que existe.. Com uma carteira de motorista válida em territorio canadense (só por causa do seguro e não por causa da compra em si), em menos de 1 hora vc pode ser o dono de um Ferrari se quiser.

Alugar casa já não é tão simples conforme já comentamos antes. Dependendo do tempo que vc tem de Canadá, o processo pode ser mais ou menos facilitado. Casos extremos pedem alguel adiantado de 1 ano, melhor possibilidade encontrada, pagar o primeiro aluguel e mudar no dia seguinte.

E para mudar de casa então!!! Se por acaso vc já é dono de uma casa e pensa em revender o imóvel, os gastos mínimos envolvidos nesta transação estão próximos de $30,000 (broker, taxas, advogado e mais algumas outras coisas que nao descobrimos e isso pode aumentar dependendo do valor da sua casa), portanto prepare o bolso caso resolva mudar de casa nos proximos anos.

Mas é assim, todo dia descobrimos alguma coisa. Há dias que as noticias são boas e nos fazem sonhar mais, outros dias as noticias não são tão agradáveis e nos ajudam a colocar os pés no chão e calcular melhor os próximos passos. O melhor de tudo é não parar, e caminhar sempre (de preferência para frente)!!

3 comments:

Diniz said...

Somente para ajudar...

Caso voce tenha uma conta no Citibank, voce pode fazer saques em moeda local da quantia que voce quiser, desta forma voce não precisa de burocracia nenhuma, é só ter o cartão do banco contigo no Canada.

Esta opção eu utilizo muito nas viagens que faço, desde que tenho conta lá, parei com o stress de comprar, dolares, pesos, etc... somente carrego o meu cartão e quando chego no aerorporto faço um saque em moeda local.

Abraços,

Diniz
http://rio-canada.blogspot.com

Paula Regina said...

Oi Casal! muito bem observado e como já algum sábio que não me lembro mais o nome "Vamos em frente que atrás vem gente!" Acabo de voltar do casamento do meu irmão e estou colocando esta frase em prática novamente todas as manhãs.
bjs e sucesso

Anonymous said...

lembrando...
se vc fez declaracao de saida definitiva, pode-se usar os bancos para fazer "transferencia de patrimonio" , pelo menos nos bancos como itau e hsbc explicam o que é preciso

abraços
Jung