Friday, January 09, 2009

Segunda opinião

Apesar de gratuito, os canadenses vivem preocupados com os problemas do sistema de saúde. Se bem que ninguém que eu conheça gosta de hospitais.

Eu particularmente puxei ao meu pai quando digo que quanto mais se vai ao médico, mais doente se fica. Para completar o quadro, perdemos todas as referências de bons médicos e dentistas, e dependemos aqui do médico de família para nos indicar um especialista. Se ele estiver errado, vc não tem chance de uma segunda opinião. Outro ponto é que se ele achar que vc precisa ver um especialista para um problema urgente, terá que ficar na fila por vários e vários meses antes de ser atendido.

(e eu dizia que de graça até injeção na testa)

Torcemos sempre para não precisar e para as pequenas coisas (como na vez em que a Dani chutou a cadeira e achávamos que havia quebrado um dedo), fomos em geral bem atendidos.

Uma colega de trabalho nos apresentou uma ferramenta na web - Symptom Checker, e podemos conferir o que nos dizem.

Se bem que acho melhor não usar essa ferramenta. Vai que eu descubro que estou doente.

:o)

5 comments:

Nê & Lelê said...

Eu concordo com vc!!
Eu tbm naum gosto de ficar indo em médico, só em caso de extrema urgencia, como aquele ditado: "quem procura acha". rsrs

Um ótimo fds!!

Bjinhuuss

Paul said...

A questão de não poder ter uma segunda, ou até terceira opinião, não é bem assim. Meu médico de família vai me mandar para um segundo especialista, porque eu comentei com ele que queria uma segunda opinião. E sobre esperar meses; bem, é mais demorado, mas meses aqui pode ser 2-3 meses. Às vezes, é até bem rápido. Depende do médico que está sendo indicado. Já me aconteceu de ir num especialista em 1 mês. Se for urgente, a emergência te trata rapidinho (falo por experiência própria).

Carol, Ênio e Leila said...

Nós pagas cerca de 500 dólares por mês. Não temos direito à especialistas sem passar antes pelo médico da família e pagamos tudo que gastamos até completar a soma anual de 1700 dólares. Depois disso, só pagamos 10% do que gastamos. Ah, ia me esquecendo, a consulta é cobrada por tempo. Isso mesmo, os primeiros 5 minutos X, os cinco minutos do meio outro X, e os últimos 5 minutos mais X. rs Tá vendo como tudo podia ser pior.

César, Valéria, Lara e Anaclara said...

Eu também sou desses que evita ir ao médico por qualquer bobeira. Mas se não tiver jeito de escapar, vou logo pra resolver.

E a vida segue...

Paula Regina said...

O Paul aí em cima tem razão quanto à emergência. Se for mesmo uma emergência você é atendido rapidinho e muito bem atendido. O mês passado infelizemente precisei muito de um especialista e fui parar até no hospital para uma micro cirurgia, e a minha experiência toda foi muito boa, não tenho do que reclamar! O atendimento do hospital durante a cirurgia, as enfermeiras, a especialista que tratou como emergência mesmo, enfim... tudo de primeira e o melhor sem eu gastar um tostão!
bjs