Tuesday, March 10, 2009

Contando os centavos

Às vezes eu fico pensando por mais quanto tempo vamos descobrir coisas novas, diferentes ou estranhas por aqui. Já estamos perto de completar 3 anos, e ainda assim coisas do dia a dia nos chamam atenção.

Uma das últimas experiências que achamos inusitadas foi quando tentamos depositar moedas no banco.

Acumular moedas aqui é a coisa mais fácil do mundo. Eu não consigo passa-las para frente na mesma velocidade que elas chegam e por isso nós temos um cofrinho para guardá-las. Depois de contar, recontar diversas vezes e perder a conta, pq jogamos mais moedas lá dentro eu resolvi que queria depositar tudo no banco pq pelo menos elas sumiriam da nossa frente.

Primeiro nós fomos até uma loja que tem a máquina de trocar moedas por cédulas, mas a “taxa” que eles cobravam era mto caro (na minha opinião) e por isso resolvemos levar tudo para o banco.

Foi a maior surpresa quando chegamos lá com o cofrinho e o caixa falou, “eu não conto moeda, vc tem que trazer contado”. Eu perguntei, “como assim??? Coloca no contador de moedas que ele conta para vc”.. A resposta foi: “não temos contador de moeda, vc conta, faz os pacotinhos e traz para depositar”. Eu pensei “Hã?! Alguém tá me zoando aqui!!”

Ok, voltamos para casa, eu fui atrás do saquinho padronizado, colocamos as moedas todas, tudo separadinho, direitinho e voltamos para o banco.

A conversa foi exatamente a mesma:
- Quero depositar as moedas
- Ok, deixa-me ver as moedas.

Mostrei os pacotinhos, ela não conferiu (claro, pq ela não conta moeda), e foram aprovados (YAY) e ai eu falei:
- Eu tb tenho mais algumas soltas que totalizam XXX posso depositar junto??

Adivinhe qual foi a resposta??
- Não pode, pq se não estiver empacotadas no saquinho, nós não aceitamos depósitos.

Eu gostei dos pacotinhos, achei organizado e fácil de receber e distribuir (e depois comecei a prestar atenção, e sim todos depositam em pacotinhos), mas cá entre nós não ter contador de moeda no banco?! Eu ainda acho que me enrolaram...

10 comments:

tubra said...

ola
to morando em north york por 1 ano e tenho feito o mesmo que voces, ja que as moedas chegam mais do que eu as passo adiante.
Onde eu posso conseguir esses saquinhos?

Abracos e parabens pelo blog.

Unknown said...

hahahahaha simplesmente uma comédia hahahahaha... quero brinar de empacotar moedas tb hehehe.....
Mas acho que o "pulo do gato" é ir empacotando conforme vc for guardando... menos trabalho...

Anonymous said...

pensa bem, se eles foram contar as moedas de todo mundo que resolver trocar suas moedas, as filas do banco seriam tão devagar e longas quanto as do Brasil ;)

fejas said...

Verdade, esses papeizinhos de enrolar moeda são uma mão na roda e facilitam a vida. Concordo que se não fosse por eles o atendimento ia atrasar muito nos bancos, e as filas aumentariam proporcionalmente. Vide o que acontece em fila de supermercado ou loja de conveniência quando o cidadão bem na sua frente resolve pagar as compras com as moedas que tirou do cofrinho. Haja paciência enquanto o freguês conta e o caixa reconta as moedas...

Um abraço,

Fejas
maplebrasil.blogspot.com

Anonymous said...

Não tem contador mesmo!!! Para quem não sabe ( se é que existe alguém que more aqui e que ainda não saiba) o Canadá tem um dos sitemas bancários mais atrasados do Globo!!
Aqui as coisas ainda funcionam na base do carimbo e algumas operações entre agências ( do mesmo banco ou não) são coisas inexistentes!
O sistema brasileiro é um dos mais desenvolvidos e, pasmem, os cartões com chip tão comuns no Brasil (há quase 12 anos) são o "grande" passo tecnológico anunciado pelos bancos canadenses para o 2º semestre desse ano!!
Viva ao 3º mundo!!

Otto

PRGMELLO said...

Ao que parece nem tudo no primeiro mundo é como a gente imagina, né?
Abraços,
PM

Laila said...

Inacreditável.
Esse povo daqui é muito esquisito.

MKT said...

Que viagem!! Bem engraçado isto.
Abraço
Renato
www.torontoconnection.blogspot.com

Anonymous said...

eu tbm tenho um monte de moedas aqui em casa, sendo que as moedas chegam mais do que vao como vc falou. mais nem sei como rola aqui na Inglaterra o deposito de moedas no banco. ??? fico a curiosidade...
hehhee
Bjo

Sweet Canadian Life said...

O que o Anonimo falou e' verdade mesmo: o sistema do Canada esta' super atrasado e o Brasil e' o numero 1... Sei que muitas instituicoes financeiras veem o Brazil como um grande aprendizado.
Mas nao e' so' no sistema bancario que o Canada esta' atrasado nao. Existem muitas outras areas como a Veterinaria e o Sistema de Contagem de votos (o Brasil e' exemplo nisso para o mundo)
As vezes eu penso: como o Brasil tao rico em recursos naturais e tao avancado em tantas areas pode ter os indices mais elevados de violencia e uma pessima qualidade de vida, ne'?
Beijinhos,
De