Tuesday, October 12, 2010

E o comportamento, como que é?!

Desde que comecei a pesquisar sobre o processo de imigração para o Canadá, uma das coisas que todos sempre ressaltaram é a educação dos canadenses. Eu nunca debate ou discuti o assunto apesar de não concordar com esta afirmação... Só depois que passamos a primeira semana por aqui é que percebi do que estavam falando.

Canadense é educado sim, mas não em Toronto. Já aqui em Fort McMurray a educação é impressionante. Tudo começa no avião quando todos respeitam a hora certa de abrir e fechar o sinto de segurança, quando embarcar e desembarcar, e não tem empurra empurra ou pessoas socando a sua mala no compartimento para abrir mais espaço.

No transito, dá para ver caminhões enormes, as famosas pick ups por todos os cantos, e todos são educados o suficiente para dar vez e coordenar o trânsito. O mesmo acontece no shopping, nas lojas ou nos restaurantes. Vc não vê ninguém tentando tirar vantagem de outro, furar a fila ou empurrar para entrar nos lugares.

O comportamento das pessoas superou as expectativas. Ponto positivo para Ft Mc

7 comments:

Soraya Wallau said...

Olá pra vcs!
Eu e o Ravi, meu marido, sempre falamos que as pessoas por aqui, por Alberta, são na verdade mais pacientes, nós acreditamos que por causa do tempo, muito tempo com neve e tendo que controlar a pressa. Um bom exercício, não?!
hahaha
Bjo pra vcs.
Ps: vcs me acenderam o interesse por conhecer Ft. McMurray

Anonymous said...

Olá!
Eu moro em toronto ha um ano e 4 meses e nunca passei por nenhuma situaçao de má educaçao como as que você citou, de empurra empurra, fura fila, descontrole no transito, etc...Pelo contrário, sempre que tem alguma fila ela é respeitada, as pessoas sao hiper pacientes com ônibus, metrô etc. Ja vi sim, alguns apressadinhos nos carros businando, mas até isso nao é comum. Acho Toronto uma cidade super tranquila pra ser a maior cidade do Canada. Agora se comparar com cidades menores de até 50mil habitantes ela deve parecer mais "caótica" mesmo.
Pena que você teve uma experiência ruim aqui. Melhores dias no retorno e boa sorte na nova cidade. =)
bj

Carol

karinnycezar said...

Eu tive a mesma impressão sobre TO quando mudei pra Ottawa, só vê quem está de fora. Acho que é pq Toronto é muito grande e tem muito imigrante (culturas menos educadas eu diria...), em Ottawa a primeira vez que um motorista de ônibus me deu bom dia eu achei que tinha algo errado comigo!

Anonymous said...

Toronto é um caso a parte... oh lugarzinho cheio de gente mal educada.
Agora em Calgary, por exemplo, é outra coisa; a gente nem pensa em atravessar e eles já param o carro.
abs,
Amanda

Paola said...

tudo e relativo ... Toronto X Fort Mcmurray ... e por ai vai. Mas se quiser experimentar um "pouquinho" de falta de modos e impaciencia, venha para Israel. Tenho que ir embora daqui logo pois estes maus modos sao contagiosos ...
Beios e aproveite a tranquilidade e bons modos locais!

Unknown said...

achei que em todas as cidades as pessoas fossem educadas.
não lembro de ter tido problemas enquanto estava em Montreal em 2003.
problemas desse tipo.
pode ser que dependa do dia. as vezes até eu fico mal humorada e por isso acabo não sendo educada. mas não é todo dia.

abraços.

Anonymous said...

Paola

tenho lido todos seus comentarios,e fico triste com o que vc diz sobre Israel
Eu tambem vivi aí,tambem fui embora porque não aguentei,mas acho que poucos paises tem o desafio que Israel tem,portanto não posso pedir do israelense que seja delicado,amavel,etc
A tensão eh muito grande e vc sabe disso.
A educação pode ser das piores mas os valores,o respeito à vida, são bem diferentes
Lamento que sua experiencia tenha sido tão amarga e espero que vc consiga ncontrar o que quer no Canada,mas acho que o que a gente espera num blog como êsse são lições para uma boa adaptação na nova vida que nos espera
Abraços,shalom,