Tuesday, December 12, 2006

Semana sim, semana não

No Brasil sempre planejei o pagamento de minhas contas para o início do mês. Diferentemente da Dani, eu não ganhava 'adiantamento' perto do dia 15, e isso tornava meu controle mais fácil ainda.

Aqui tivemos uma estranha surpresa. Primeiro por que as contas de luz, telefone, cartão de crédito têm alguma variável, o que faz com que todo mês elas caiam numa data diferente. Minha suspeita é a de que eles usam o mesmo código gerador de 'datas' aleatórias do pessoal que escolhe as datas do Carnaval no Brasil (hehehe).

Nunca nenhuma conta tem data igual à anterior, raras são as exceções, como o aluguel e o seguro da casa (por ser débito automático, por que se fosse por fatura, seria a mesma zona).

Depois, por recebermos o salário em semanas intercaladas, às Sextas-feiras, tem mês em que recebemos dias 5 e 19, outro dias 13 e 27 e mesmo dias 1, 15 e 29.

É preciso ficar de olho. Se aplicar no investimento ou gastar no dia errado, pode acabar tendo alguma conta rejeitada 'de bobeira', o que pode afetar todo o histórico de crédito. Portanto atenção!!!

5 comments:

Anonymous said...

É verdade, aqui eu nunca consigo deixar minha planilha das despesas certa porque nunca tem uma data certa para o vencimento
E tbém prefiro o sistema brasileiro de pagamento. Acho que semanal, se vc não faz um bom controle, vc acaba gastanto mais do que o planejado!

Anonymous said...

Oi Rafa,
entao a coisa tah indo bem ai.. jah estao aplicando no investimento?? me ensina o segredo.. :)
bjs

Sandra Vicente said...

Uiiiiiiiiii...
Excelente dica. Vamos ter que nos adaptar a isso...
;-)
Sandra

Anonymous said...

nem fale Rafa! Eu que sempre fui uma pessoa super organizada com planilhas para todos os meus gastos ainda estou meio perdido com isso. Mas como tudo na vida, com o tempo acabamos por nos habituar né?
bjs

Anonymous said...

Pois é Rafa, comigo acontece a mesma coisa. Por exemplo, recebi 2 contas de telefone com vencimento em dezembro (uma do dia 02 e outra no dia 31). Mas ate o debito automatico falha. O seguro do meu carro esta em debito automatico e apesar do vencimento ser dia 12, tem mes que cae so no dia 14 ou 15.
Abc,
Rogerio (e Luci)(http://nossoiglu.blogspot.com) - nao sei porque, mas nao estou conseguindo colocar comentarios no blog de vcs com meu usuario do blogger.