Wednesday, April 11, 2007

Notícias do Front


Como já dissemos antes, nosso maior objetivo em vir para o Canadá foi o de 'expandir horizontes'. Não saímos do Brasil para fugir de algo ou para ter um maior poder aquisitivo. Queríamos ter novos desafios, estimular nosso crescimento pessoal e profissional, conhecer coisas novas e ver como seria levar a vida noutro lugar, etc.

Afinal, se antes apenas líamos a respeito das diferenças entre os estilos de vida, agora que vivenciamos os dois mundos podemos formar a nossa própria opinião.

Já começo a repensar meus objetivos. Hoje antes de sair para o trabalho, eu estava lendo as notícias como sempre, e fiquei particularmente impressionado com a capa do Estadão. Tanto que fui comparar com a capa do Globe and Mail, um diário de Toronto que segue um estilo semelhante.

Acho que o que mais chama atenção não é a grande quantidade de tragédias e problemas do Estadão, já que isso se pode ver no jornal daqui também. A diferença é que as notícias ruins são mais próximas do nosso dia-a-dia. Com os problemas de sempre, que 'não deveriam existir' (sic).
Enquanto que o Globe mostra:

* Departamento de defesa não investigou seus funcionários
* Corpos de 6 soldados mortos no Iraque chegam ao país
* Velhinhos tiveram problema ao viajar para Bora-Bora
* Diminuição da taxa de mortalidade por câncer de mama
* Novas regras para recolhimento de sujeira de cachorro em parques

O Estadão apresenta:

* Vereadores aumentam benefícios próprios
* Deputados oficializam segunda-feira como dia livre
* Organização de 'sem-tetos' promove série de invasões
* Maluf desviou US$120 Mi
* Possível demissão dos controladores de vôo
* Acordo entre partidos limita CPI
* Financiamentos podem ficar sem ICMS (um imposto 'temporário'?)
* Cresce aprovação de Lula (!?!?!!!)

Não foram estas noticias que nos tiraram do país, mas com certeza vão influenciar sobre o que faremos do nosso futuro..

7 comments:

:= said...

Infelizmente é a pura verdade. As notícias de violência e corrupção tomam as manchetes dos jornais, mas eu tenho uma teoria: não acredito que estejamos vivendo uma época mais corrupta do qualquer outra. O que está acontecendo é que as denúncias estão aparecendo mais. Como o PT enquanto oposição enchia o saco do PSDB, agora este está dando o troco e tirando toda a sujeira petista de baixo do tapete. Em esconder a sujeira o PSDB sempre foi muito mais competente porque muita coisa deixou de ser denunciada.
Não quero fazer apologia a nenhum dos partidos pq não gosto de nenhum dos dois, mas o que fica é um sentimento de indignação e a constatação de que independente do partido que estiver no poder a corrupção sempre existirá.
Torço para que um dia essa realidade faça parte somente do passado.
:(

Anonymous said...

A cada dia que passa, sinto o quão verdadeira foi a frase um infeliz sábio anonimo que disse: " a saída do Brasil é o aeroporto de Guarulhos".
Alguém conhece o Kassab? Nem eu? Fiquei sabendo que ele é o prefeito da maior metrópole da américa latina.
Alguém não precisa trabalhar na segunda-feira?(exceto feriados) Os "nobres" deputados federais não precisam e ainda estão maquinando uma forma de aumentar seus salários. Provavelmente estão com inveja dos aposentados que foram beneficiados por míseros 3,3% de aumento.
As razões são muitas, mas penso que iremos para um país onde meus filhos crescerão com um pouco mais de expectativas positivas.
Canadá, aí vamos nós!!

Abração para vocês!

Marcel/SP

Anonymous said...

Engracado vc mencionar isso, pq hj estava lendo o jornal daqui sobre o caso do recolhimento das fezes dos cachorros.. E a primeira coisa que passou na minha cabeca foi exatamente a diferenca entre as noticias do Brasil e daqui...
Como vc falou, aqui tb existem problemas, mas a proporcao eh tao menor, que assusta quando a gente ve as noticias do Brasil...

Abracos!!!

;)

mifds said...

Olha, cada dia a situação nesse país está pior. Eu, moradora do Rio de Janeiro, vejo notícias piores do que as vistas no Estado de São Paulo. Não há um dia que não se comente sobre o assassinato de mais um policial ou de algum inocente que morreu atingido por bala perdida. Existem sites que contabilizam o número de mortos no Rio de Janeiro até agora. É de entristecer qualquer coração.

Sobre a política, eu nem comento! Não votei em Lula e acredito sim que este é um dos governos mais corruptos da história do Brasil. Agora, um pouco antes de vir aqui, entrei no site da globo.com e me deparei com o fato de que o STF vai arquivar o inquérito contra o Mercadante e pasmem? A câmara quer que o salário de Lula aumente.

Enquanto isso, a aprovação do mesmo sobe, não sei porque, afinal o que se viu até agora foi o caos na aviação, aumento da violência entre outros.

E por essas é por outras que eu e meu namorado temos muita vontade de ir para o Canadá. Pode ser um sonho que por enquanto está distante, mas que vamos correr atrás. Afinal, não consigo imaginar como vai estar esse país em mais ou menos 6-7 anos que é quando planejo ter meu primeiro filho. Não pretendo criá-lo nessa confusão e violência desmedida desse país.

Acredito que você dois podem erguer aos mãos para os céus, pois estão em um lugar onde se valoriza o cidadão.

Beijos

Bel
(www.colorful-thoughts.com)

Paula Regina said...

Pois é queridos, nós já tínhamos muito bem definido em nossas mentes porque estávamos saindo e já tínhamos a total certeza de que queriamos ficar mesmo antes de sair do Brasil por estas e tantas outras. O meu querido marido vive me dizendo (em momentos de luta e dificuldade por aqui) que é só eu ler as notícias e fazer este exercício que vcs fizeram para relembrar a certeza que já tínhamos quando partimos. Viemos para ficar!
E hoje embarco para dez dias por lá (para o casório do meu irmão) com uma mistura de sentimentos (alegria e ansiedade porque sei que vou rever pessoas queridas) e ao mesmo tempo a certeza de que quero voltar e já sentirei saudades daqui.
ótimo post!
bjs

Anonymous said...

Após todos estes comentários só me restou dizer:

Amém! =)
E
Toronto! Aí vamos nós...

Ass: Lucas Cassol Gonçalves

Anonymous said...

Essa corrupção parece estar em todos os níveis da nossa sociedade, em todas as pequenas relações. Desde as crianças que jogam video games importados ilegalmente e com DVDs piratas, até os veradores e deputados que trabalham em causa própria. É complicado encarar isso todo dia no transito, nas filas, entre amigos...Fica difícil ir contra essa corrente onde ninguem mais se importa, todos querem se safar. Muitos nem notam, é como se vivessem dentro de uma Matrix, com defeito.

Como vocês, a violência, ccorrupção, pobreza, etc etc, não são nossos principais motivos para ir para o Canadá. Procuramos desafios e novas possibilidades, mas também buscamos uma satisfação pessoal e uma qualidade de vida que o Brasil parece não poder nos dar. É triste ver um país tão bonito, com um povo que tem enormes qualidades, embarcar nessa corrente da falta de principios e de valores distorcidos. Acredito que o Brasil ainda será melhor. Não é o país do futuro, nem do presente, mas pode encontrar seu lugar. Depende só do povo.