Sunday, April 22, 2007

É tudo a mesma coisa

Vc já percebeu que Ontário é feita de meia duzia de lojas!?

Chegamos a andar mais de 200km do centro da cidade de Toronto (tanto para o norte - Collingwood, quanto para leste até Quebec, saindo inclusive de Ontario) e constamos que por onde quer que estejamos apenas aquelas lojas existem. Estou me referindo a The Bay, Canadian Tire, Future Shop, Staples, Dominion, Indigo, entre outras...

É curioso perceber que estas redes varejistas se espalharam por toda a cidade e praticamente não encontram concorrentes a sua frente. Por exemplo, a Indigo é a unica grande livraria que conheço por aqui, Chapters, Coles e World's Biggest Bookstore fazem parte do mesmo grupo..

O mesmo vale para Best Buy e Future Shop, ambas são do mesmo “dono”.. O consumidor acredita que está cheio de possibilidades, quando na verdade todo o controle está na mão da mesma pessoa.

Sem dúvida as lojas oferecem os serviços que precisamos, tem quase tudo o que queremos e o preço é aquele famoso “tabelado” que já nos acostumamos, mas é interessante a maneira que o mercado canadense se comporta quando comparamos com o mercado brasileiro (que apesar de ser terceiro mundo, em alguns aspectos é mto mais evoluido do que por aqui).

7 comments:

Anonymous said...

Verdade Dani... e eu odeio isso... falta concorrência... e pergunta de os Canadenses acham isso errado??? Acham tudo certo, pois morrem de medo de abrir concorrência para as empresas Americanas.
Enfim... estou com saudades de vocês!
Vcs estão vindo para Vegas??? Quando??? Vem a passeio ou trabalho??? Avisa que de repente a gente combina de se encontrar e vamos para o Grand Canyon juntos...
bjs

Anonymous said...

Bom, não é que nunca houve concorrência... Chapters, Cole e Indigo eram livrarias diferentes que concorriam uma com as outras. Mas aí veio o Gerry Schwartz, comprou a Indigo, deu pra mulher, que por sua vez saiu comprando as outras. Hoje nós temos o monopólio que ficou... Ele tentou fazer o mesmo na aviação tentando uma compra não-amistosa (hostile take-over) da Air Canada e a Canadian Airlines para depois juntar as duas. A Air Canada conseguiu impedir seus planos mas no final a Canadian Airlines saiu tão debilitada do processo que o governo forçou a Air Canada a adquirir a Canadian Airlines...

Quanto a abrir concorrencia para as empresas americanas... bom, a The Bay pertence a um grupo americano, assim como muitas das empresas no Canada...

Eu confesso que prefiro fazer compras nas lojinhas menores ao longo da Yonge, da College e da Bloor. Compro comida no Kensington Market.

De said...

Infelizmente isso eh um processo que esta se tormando bem comum tambem no Brasil.. Acho que eh soh uma questao de tempo.
A primeira vez que notei isso na nossa viagem pros EUA ano passado fiquei bem surpresa e ja nem me assustei muito quando cheguei aqui..

;)
Conexao Toronto

:= said...

Que coincidência porque eu estava reparando nisso ontem. Fazia uns 10 anos que não ia ao shopping Center Norte e fiquei surpresa com a "padronização" das lojas, inclusive quase na mesma disposição em todos os shoppings. Sempre tem aquela corredor com a M. Officer, Forum, Zoop, Levis e Hering. Os fast foods também são sempre os mesmos, a gente fica sem opção! e o que tem em uma loja tem em outra pelo mesmo preço, não existe concorrência! Neste caso a única difrença que as lojas podem oferecer é um atendimento de melhor qualidade porque o resto é tudo igual!
Uma pena, não?
bjs

Anonymous said...

vc anda pelo interior dos EUA e a sensação é de que está sempre na mesma cidade, pq as lojas e restaurantes são os mesmos em todo lugar.

:)
conexaotoronto.blogspot.com

Ju said...

Concordo com a Jeanne! Todos os shoppings parecem iguais! As vezes parece uqe até as roupas nas vitrines são as mesma em todos os shoppings! Horrível!

Beijos!

Anonymous said...

Pois é, a meu pai adora bater perna em shopping. Quando veio me visitar no Canada pela primeira vez ele e minha mãe ficavam indo de um shopping a outro até que eu falei pra ele que se for pra ficar passeando em shopping nem vale a pena viajar pois são todos iguais...

Na viagem seguinte ele resolveu então aproveitar mais e conhecer lugares diferentes... ainda bem pois já não aguentava mais!! detesto shopping!!