Friday, October 05, 2007

De volta aos estudos

Alguns posts atrás eu comentei que voltaria estudar... As aulas começaram e depois de algumas semanas eu resolvi escrever um post para falar como tem sido a experiência.

Inicialmente o meu curso seria feito on line e por 2 semanas eu participei dos fóruns de discussão, da entrega das tarefas, porém o comprometimento das pessoas que cursam on line é questionável. O que é bem difícil de administrar.

Seu colega é virtual, o contato é por e-mail e msn o que torna as coisas um pouco mais “frias” e deixa cada um correr solto da maneira que quiser.

Depois de 2 semanas de tentativas frustradas de colocar o time para trabalhar (sim! Temos um projeto para concluir no final do curso, e atividades para entregar semanalmente) eu resolvi abandonar o curso on line e transferir minha matrícula para o curso presencial.

O objetivo e material/metodologia continua sendo o mesmo, o projeto tb, com a única diferença que é cara a cara e desta maneira não tem como os alunos se fazerem de desentendidos.

A primeira impressão da aula presencial foi boa, melhor do que a on line. O instrutor é mais comprometido que o instrutor on line, o nível de informação compartilhada em sala é maior e o pessoal mais participativo tb.

Quanto ao trabalho em grupo, depois de 5 minutos da minha apresentação a sala de aula eu já havia recebido um convite para integrar um dos grupos. Estamos trabalhando bem, o pessoal parece animado e o instrutor oferece qualquer informação necessária para que possamos ter um bom aproveitamento.

Qualquer dúvida relacionada às aulas ou mesmo “problemas” de trabalho buscamos uma segunda opinião são bem vindas, expostas aos alunos servindo de exemplo para toda a sala de aula.

A infra-estrutura da universidade é excelente. Mto melhor do que a universidade que cursei em SP, a maioria dos prédios possui área wireless, o que facilita mto o nosso dia a dia.

Laptop não é mandatário para as aulas, mas sempre temos alguns quando vamos discutir o projeto. Claro, às vezes mais de um, o que seria algo praticamente impossível de ter nas universidades em SP por questões de segurança, mas isso seria assunto para outro post

Quero depois que concluir este curso, fazer um outro em outra universidade para que eu possa comparar o sistema de ensino/metodologia das duas universidades... A expectativa é que sejam bem parecidos, mas preciso ir lá pessoalmente para ter certeza e optar sempre pela melhor delas.

3 comments:

Paula Regina said...

Oi Dani,
O Corporate Communications Certificate Program da Humber que eu estou frequentando também possuía a opção online para algumas das 7 matérias obrigatórias. Entretanto, por mais moderno que isso possa parecer, no que depender da minha escolha, vou sempre optar pela sala de aula ainda mais na minha área professional que a essência é a comunicação interpessoal e o network!
Estou concluindo a segunda matéria - Communicating Financial Information - e estou adorando a estrutura da escola , os professores e tudo mais. E por falar em estrutura, vc elogia a faculdade mas não fala o nome, é algum segredo de estado?:)
bjs e boas aulas

:= said...

Acho que uma da vantagens do curso presencial é networking, fundamental aqui ou no Brasil.
Notei que a oferta de cursos on line por aqui é bem grande, eu mesma ia fazer um de technical writing na Humber mas as aula haviam começado 2 semanas antes e a próxima turma é só em janeiro.
Boa sorte no curso e aproveite bastante!
Bjs

Thelma said...

Oi Dani!
Eu também não sou muito fã de cursos online mas como quero terminar o meu Certificado logo tenho que fazê-lo. Eu prefiro aula presencial mil vezes pois gosto do contato face-a-face com as pessoas e como disse a Jeanne é um ótimo jeito de fazer networking (até dá pra fazer online mas não é a mesma coisa!).
A gente reclama mas a gente gosta, não é?
Um ótimo Thanksgiving pra vocês!