Friday, May 09, 2008

Do Enduro ao GT5

Como se pode ver em jornais e em cartazes por aqui, na semana passada foi lançado um famoso título de vídeo game. Impressionante como cada vez mais a produção e comercialização de jogos está ficando parecida e até mesmo superando a de grande filmes. Claro, o investimento é proporcional ao retorno de vendas, e neste caso, este lançamento capitalizou $500 milhões nos primeiros 6 dias, cerca de $100 milhões a mais do que o recordista de bilheterias (um dos filmes Piratas do Caribe).

Posso notar algumas mudanças ao comparar esta nova geração de jogos com os antigos Atari 1400 (não, não sou da época do Telejogo). Uma delas é que a média de idade do público alvo aumentou para 33 anos. Na verdade, devem ser as mesmas pessoas, como no meu caso.

Outra coisa legal é ver como as empresas de software estão criando novas mídias. Hoje já é possível usar seu cartão de crédito para comprar itens de dentro do jogo, ou mesmo do mundo real. Vc está passeando de carro e gostou da música que passou no rádio? Envie uma mensagem e eles farão download para vc. Uma montadora lançou um carro? Ele estará disponível no seu videogame antes de chegar às concessionárias, para despertar sua curiosidade e levá-lo a fazer um test-drive de verdade.

Num mundo onde a tecnologia nos permite apertar a tecla FF e evitar os tediosos 'reclames', não deixa de ser uma opção interessante para as empresas.

http://en.wikipedia.org/wiki/In-game_advertising

No comments: