Saturday, October 14, 2006

100 anos do Primeiro vôo

Desde que cheguemos em Toronto, não comprei nenhum livro de aviação. Achei que faria a festa nos sebos e livrarias por aqui, mas tanto nas lojinhas da Yonge quanto nas Indigo, só encontro livros de aviões e de história da aviação que trazem páginas e páginas sobre os irmãos americanos e nenhuma referência sobre Santos Dumont ou os pioneiros europeus.

Eu entendo que a potência dominante escreva a história sobre a ótica que mais lhe interessa, e que eles vão puxar a sardinha para o lado deles, mas eu me recuso a ser cúmplice.

Sim, eu li ‘Nas Asas da Loucura’ e achei um ótimo livro.

O que vejo é que de um lado do atlântico eles usaram catapultas (até pedra faz um arco no céu desse modo), não houve testemunhas imparciais, evidências concretas de que tenham realizado vôos longos, não repetiram os vôos quando foram convidados a fazê-lo e 3 anos atrás, ao tentarem comemorar o suposto vôo e programaram reproduzir o suposto vôo, deram com a cara na lama. Qualquer experimento técnico ou científico só tem validade se tiver evidências reais ou puder ser reproduzido. O vôo deles não pode.

Do outro lado do atlântico, entretanto, temos uma disputa entre diversos pioneiros, competindo de forma aberta até que num cambaleante, mas documentado vôo, alçado por meios próprios, num local público e documentado em filme. Santos Dumont conquista a Taça Archdeacon, em Paris.

Já imaginou se Dumont tivesse patenteado o vôo como conhecemos? A Boing teria que catapultar os 747 para não pagar royalties....

Dia 23 de outubro de 2006 será o centenário deste vôo do 14Bis. Devemos nos lembrar.

“A história da conquista do vôo humano tem inúmeros personagens e não pode ser contada por um único homem. Das mitológicas asas de penas de Ícaro e Dédalo aos primeiros engenhos voadores do século XVIII, o sonho de voar foi acalentado durante séculos.

Em 23 de outubro de 1906, Santos Dumont (1873-1932) sobe com o 14-Bis a uma altura de 3 metros e percorre 60 metros, observado por uma multidão boquiaberta em Paris. O elegante e generoso inventor, que no começo do século já previa o uso de aviões para transportar passageiros, constrói e faz voar o primeiro avião da história”
(Scientific American Brasil Ed.12, 19, 20 e 52)

1 comment:

Anonymous said...

Queridos...Dani/Rafa:Não resisti..estou (estamos mamãe e eu )aqui para comentar o pos
t...Ficamos encantadas pois ,temos na familia dois pilotos(meu irmão e seu filho Kaio )que desde pequenos são envolvidos com aviões!Por sinal ,Kaio ,nasceu no dia 23 de outubro..coincidência ou não!!!?Mas..realmente ,não dão valor ao nosso DUMONT...Nós ,sim ,damos!!! Por aqui (MG)um piloto construiu uma réplica e vai voar em Paris>>!Voilá!!!!Coincidência ou não ,me casei no dia 23/10...Será que é por isso nossas afinidades??? Beijos ...parabéns1Lizete