Wednesday, October 04, 2006

A praça

Assim que chegamos por aqui ficamos hospedados em um hotel no centro e como ainda estávamos descobrindo a cidade o bate perna era inevitável (e ainda continua). Nestas nossas andanças iniciais percebemos que muitas pessoas almoçavam na rua. Eu e o Rafa achávamos muito estranho, todas aquelas pessoas na praça, muitos deles bem vestidos, segurando seu tupperware e almoçando como se nada fosse.

Após 4 meses em terras canadenses eis que me pego fazendo o mesmo.

É isso mesmo! Agora eu almoço sentada na praça, na rua (hahaha).

A experiência é nova para mim (inclusive no aspecto de preparar e trazer o seu próprio almoço, na famosa lancheira ou marmita), estou aproveitando bastante, principalmente nos dias de sol. Aproveito os poucos minutos que tenho e leio um livro ou jornal do dia para me manter atualizada.

Agora o mais curioso de tudo isso é perceber do por que eu almoço na rua. Existem algumas coisas no sistema trabalhista aqui, digo empresas, que ainda não entrei no ritmo. Este negócio de almoçar na sua mesa de trabalho, sozinho, olhando internet não está com nada (sem contar que vc está no meio de uma mordida/garfada e sempre aparece alguém querendo trabalhar, isto é, nem o horário do meu almoço foi respeitado) . Acho que cansei de ficar presa/confinada no mesmo ambiente por 8hs sem respirar um pouco, sem falar com gente diferente (conversa de cafezinho tb não existe por aqui como o Rafa já comentou).

A praça tem sido uma boa escapatória para este sistema de "escravidão" (hahaha), pelo menos tomo sol, leio livros, vejo as pessoas caminhando e as crianças voltando da escola. A sensação de bem estar é muito boa, e o melhor de tudo isso é saber que nesta praça onde fico nunca estou sozinha, sempre aparece muuuita gente para fazer o mesmo. Pelo jeito os almoços na rua é uma tradição aqui. Fica diferente aos olhos de quem acaba de chegar, mas em poucos meses acaba fazendo parte do dia a dia.

8 comments:

Anonymous said...

é isso aí Dani! Eu também estou descobrindo o prazer de sentar nas praças por aqui só que no meu caso saio caçando os provedores gratuitos de internet sem fio que há no centro da cidade (enquanto ainda não instalamos em casa). Sento, abro o laptop e desfruto feliz da vida do momento indoor.
bjs

Anonymous said...

melhor dizendo ... momento outdoor!
bjs
Paula

ROGÉRIO & LUCI said...

Dani, vc nao é a unica. Eu (Rogerio) sempre almocava na empresa com um colega colombiano. Depois que ele saiu, tenho feito o mesmo (mas nao todos os dias). Alias, quero ver quando chegar o inverno pra valer. Esta historica da gente comer na praca vai acabar :o)

Anonymous said...

Dani,

Outra mania canadense eh LER.Como esse povo gosta de ler...no onibus, no metro, no ponto de onibus, na hora do almoco, a todo instante a toda hora...ate no onibus lotado e em pe eles leem, as vezes irrita...mas cuidado que isso tambem pega!
beijoss, Vanisse

Anonymous said...

Eh mesmo, Dani. Quando chegar o inverno onde vc vai almocar?
Bjs!

Anonymous said...

Dani!!!
Faz tempo que a gente nao se fala ne... Nao vejo mais vc no msn..
Lendo essa sua teoria sobre almocar na praça, estou pensando em procurar uma praça próximo ao meu trabalho.. será que vai dar certo? Risos.
Beijinhos do primo Rafa!

Anonymous said...

Oi Dani e Rafa,

Gostaria de saber se vcs me permitiriam publicar alguns de seus posts no http://Achei.ca

Favor entrar em contato.

Obrigada,
Pri

Cláudio Rodrigues said...

Pois é, a sua mesa no escritório vira a mesa de refeições. Repare que em alguns lugares o pessoal vai amontoando copos do Tim Hortons e tudo mais que é lixo até que não tem mais como trabalhar e o cara se toca e limpa.
E no inverno, num tem muito o que fazer não, além de ir para uma praça de alimentação subterrânea em algum lugar.

Legal que acharam meu Blog através do Blog da Luly/Wander. Eles já estiveram aqui em casa em Ottawa. Aliás estaremos indo para Toronto na primeira semana de Dezembro (dia 08) e vou ver se marco algo com eles, com o Gean (http://www.kakalo.com) e outros. E quando aparecerem por Ottawa, avisem!

Abraços!