Monday, October 16, 2006

Quem falou que o Canadá não tem sua própria culinária?!

Antes de chegarmos aqui, todos nos questionavam sobre o que teríamos pela frente, como era a cidade, as pessoas, infra estrutura e comida típica canadense. Pelo o pouco que lemos sobre o assunto, a afirmação que mais aparecia era: "O Canadá é um país multicultural onde possui um pouco de tudo, mas não tem sua própria culinária". Exceto pela famosa Maple Leaf Syrup (xarope de maple leaf, semelhante ao melaço de cana).

O melaço Maple Leaf de fato esta em todo canto. Existe tudo de maple leaf, biscoitos, chá, geleira, manteiga, o próprio melaço vendido como potes de mel.

Sexta feira ao desfrutar da deliciosa sensação térmica de -4ºC (fim da era dos almoços na praça) eis que me deparo com a sugestão do dia "French Canadian Peas Soup" (Sopa de ervilha franco canadense) em um pequeno restaurante que temos aqui dentro do prédio onde trabalho.


Arrisquei, é claro!! Entrei, pedi uma sopa pequena (para conhecer) e me deliciei.. Eu adoro ervilhas, então com certeza já seria um bom sinal. (excepcionalmente neste dia eu não levei lancheira).

Eis que pesquisando na internet eu descubro que a sopa é prato típico e famoso da região de Old Quebec.


A receita é bem simples e ao contrário da sopa de ervilhas secas e verdes que usamos no Brasil, aqui eles usam amarelas.


É um prato leve, nada calórico como as deliciosas sopas creme de queijo e palmito, mas que vale a degustação.


Está vendo!! Nada como 4 meses na cidade para começar a "achar" meio escondido, mas existentes traços de culinária local (além de hambúrguer, batata frita, e pizza pão é claro).

4 comments:

Anonymous said...

Quem diria!!!
Sabe que perguntaram sobre a culinária canadense na minha viagem pro Brasil e eu não tinha o que responder! Da próxima vez terei!! hahhaha

Eu adoro sopa, acho que vou gostar também!

Bjos

Anonymous said...

Humm!!! Adoro ervilha também e me deu água na boca. Bom saber!
bjs

Erasmo said...

Nossa, vi este post agora na hora do almoço...sabe aquele ronco estrondoso!!! rs!! Grande abraço!!

Thelma said...

Oi Dani!
Do maple syrup eu sabia mas sopa de ervilha nao! Faz muito sentido, viu? Uma coisa que e tipica daqui da regiao de Ottawa/Quebec e o tal do Beaver tail (que e tipo um pastel aberto) e poutini (batata-frita com gravy). Por enquanto so experimentei o beaver tail...
Beijocas e um otimo findi!