Thursday, March 08, 2007

Imposto de Renda

Começo de ano, passado o Carnaval, chega a hora de fazermos a declaração de imposto de renda.

No Brasil nunca houve muita complicação. Sempre fomos 'CLT' e fizemos a declaração simples. Agora estamos passando por (mais um) aprendizado.

Primeiro, por que obter os documentos dos antigos empregadores, e as declarações dos bancos do Brasil ficou mais complicada, já que não estamos mais em São Paulo. Depois, por que vamos precisar entender como funciona o processo aqui.

No geral, parece que não teremos surpresas. Ao contrário do que faz a Receita Federal, para podermos fazer nossa declaração online, foi preciso comprar um software. Entre os diversos oferecidos, optamos por seguir a sugestão do Alessandro e escolhemos o UFile, mas tem também o Quick Tax entre outros.

Sei que poderemos abater da declaração nossa previdência privada, gastos com metropass, gastos que tivemos com museus, etc. Ao que parece, existe um número grande de variáveis e conheci uma boa quantidade de canadenses que contratam o serviço de um contador para não deixarem nada para trás.

A boa notícia que nos deram foi a de que, como trabalhamos apenas um dos semestres em cada país, teremos uma restituição maior do que normalmente. Isso é claro, se o sistema do governo daqui, para coleta e processamento de declarações voltar a funcionar. Será preciso desligar tudo e ligar novamente, o que levará mais de uma semana e deixará os contribuintes canadenses sem poder enviar suas declarações.

2 comments:

Sandra Vicente said...

Dani,
Aqui também já se faz online.

;-)

Anonymous said...

Dani e Rafa
Só um detalhe. Obervem que no manual do imposto de renda do Canada é mencionado que a 1a declaracao tem que ser obrigatoriamente enviada via papel. Portanto o software neste 1o ano vai somente te ajudar a preencher a papelada... O que não é muito fácil para nós, marinheiros de priemira viagem... Investe-se um bom tempo entendendo as deduções e aprende-se que pode-se deduzir até despesas com aluguel.
Sucesso nas suas contas!
Rafael e Liliane