Wednesday, November 28, 2007

IDH 2007

Este post era para ter sido publicado ontem… Mas vamos lá

Saiu o IDH (índice de desenvolvimento humano) de 2007 e o Brasil apesar de perder 1 lugar no ranking entrou para a lista de paises considerados de alto desenvolvimento humano. Por que isso?! Muitos não entendem como pode cair uma posição e ser promovido de médio a alto desenvolvimento?

A regrinha é simples, conforme a pontuação obtida o país é classificado em baixo desenvolvimento humano (0 a 0.4999), médio (de 0.5 a 0.799) e alto (acima de 0.8). Ah! Quem possui 0 equivale a nenhum desenvolvimento e 1 é desenvolvimento humano total.

O que mede o IDH? O IDH usa apenas indices da educação (alfabetização e taxa de matrícula), longetividade (expetativa de vida ao nascer) e renda (PIB per capita) para pontuar cada pais e assim publicar o ranking anual dos melhores e piores paises dentro do critério estipulado.

Como agora somos “pertencentes a dois paises” ficamos divididos entre um país que tá quase chegando no 1, eba!!!! (Canadá está em 4º com 0.961) e o outro que apesar de estar longe do ideal apresenta resultados aceitáveis (Brasil está em 70º com cravados 0.8 pontos).

Depois de perder para dois paises nórdicos e a Austrália, o Canadá é o primeiro colocado no ranking entre as Americas.

Bom para nós que estamos no freezer usufruindo destes benefícios. Ficamos na torcida para que o Brasil melhore a cada ano, mesmo por que a família e os amigos continuam por lá e por enquanto não tivemos sucesso na nossa tentativa de fazê-los mudar para cá!

Que venha o IDH 2008..

1 comment:

:= said...

Espero mesmo que o Brasil melhore porque desde o primário me dizem que o Brasil não pode ser considerado um país exatamente de 3° Mundo, ele é um país em desenvolvimento...pôxa vida, eu já passei dos 30 e ele continua na mesma!