Tuesday, April 01, 2008

A volta dos que foram

As férias chegaram ao fim.. Como esperado tudo que é bom dura pouco, mas a experiência de sair a primeira vez do Canadá depois de estar morando quase dois anos aqui nos mostrou quanto estávamos envolvidos na nova cultura e sociedade sem que nos déssemos conta disso.

Já identificamos o que significa ser um Canadense (ou ao menos um morador de Toronto). Ao voltar conseguimos associar diversos hábitos e características que nos diziam que havíamos voltado das férias. Do jeito das pessoas se vestirem e se comportarem à arquitetura, cheiros e programação na tv.

Foi muito interessante ver como estávamos condicionados a determinadas coisas que não tínhamos consciência e que quando chegamos em um novo ambiente fez total diferença, como por exemplo, a escada rolante.

Como sabemos, aqui e em alguns paises da Europa, o uso da escada rolante é padronizado, a fila ao lado esquerdo anda e ao direito ficam os preguiças que não querem andar, e é claro que na primeira experiência que tivemos por lá ninguém se movia na escada, nem do direito, nem do esquerdo e nós lá reclamando até que nos demos conta que naquele lugar o povo não deve aplicar a regra.

Checar a previsão do tempo todos os dias, mesmo sabendo que a região não tem as mesmas variações como no Canadá.

Sem contar no impulso de sair atravessando a rua sem olhar, deu tempo de pensar e parar, mas o primeiro instinto foi de que o pedestre podia tudo, qdo na verdade os carros é que prevalecem.

Agora que saímos e pudemos comparar e tenho certeza daquilo que eu apenas desconfiava, os canadenses são “delicados” ao volante e “braços” ao estacionar as barcas.

E o item mais esperado do momento, que seja lá onde vc for ao redor do mundo vc sempre vai constatar é que a comida no Canadá é horrível!!!!
Pois bem.. A viagem valeu para nos mostrar mais um pouco do qto mudamos os nossos hábitos e maneira de agir, rendeu tb bons passeios, descanso, boas fotos e qdo der colocaremos algumas aqui.

4 comments:

K said...

Nem me fale da escada rolante... fico irritada com ela todo dia, quando saio do metrô para ir ao trabalho. As pessoas, simplesmente, não têm o menor respeito...

E todo mundo fala da comida daí... Impressionante, passamos uns 40 dias aí e não lembro de a comida ser um problema. Imagino que o que se come quando está de férias no é o mesmo que no dia a dia... Só esperando chegar aí de vez pra saber.

Beijos,

K.

Dani said...

Oi xará!

Obrigada pelos votos de boa sorte no new job! Estou gostando, mas espero não ficar lá por mto tempo! (só o suficiente, vc me entende, né?). Qto ao visto americano, vou querer diquinhas de compras nos EUA, hein??

... Que pena que as férias já acabaram! BTW... pra onde vcs foram? (eu perdi essa parte ou o destino não foi mesmo divulgado? - como sou curiosa!! :-/)

Bjos!

Monique said...

Toda vez que viajo sinto falta da rotina daqui, e assim que a gente percebe as diferencas. bjs,

Lucianna said...

Ola Dani e Rafa,

Eu senti a mesma coisa quando sai do Canada, a gente se condiciona a determinadas "regras" e quando esta em outro lugar espera que as coisas sigam o mesmo ritmo... Agora uma coisa que posso te garantir, nem em todo lugar do mundo a comida eh melhor do que aqui, na Tailandia eh HORRIVEL, a comida tailandesa no Canada eh melhor que la... hehehehehe

Abracos