Monday, May 26, 2008

Aprendendo a soletrar

Sempre achamos um tanto estranho ver crianças competindo para ver quem soletra melhor. Um daqueles hábitos estranhos do pessoal daqui, assim como prestar atenção em quem tem mais amigos na escola (como se adolescentes já não fossem chatos o suficiente, eles ainda competem para ver quem ganha).

Quando viemos para cá, uma das primeiras coisas que começamos a fazer foi soletrar nossos nomes e a pedir para que outros fizessem o mesmo. No Brasil era mais fácil. Ou alguém se chamava João, ou era Washington, Richard, Peter, Jefferson, etc. Aqui a coisa complica.

De início vem a dificuldade de marcar as entrevistas para emprego, onde você não consegue saber o nome de quem está falando do outro lado (o truque é deixar o telefone cair na caixa-postal, ouvir umas 12 vezes e pedir ajuda para todos em casa). Com o tempo fica mais fácil, já que no trabalho vc sempre pode contar com a lista de ramais e de funcionários por departamento.

Pode parecer brincadeira, mas aonde trabalho tem nomes de diferentes lugares e origens, e que em grande maioria nunca havíamos visto (Ng, Uy, Dorabshaw, Bijl, Stojanoska, Prasad, Sanjeewa, Hristovski ou Mykaylyshyn, para lembrar de alguns).

Quase ia me esquecendo. O pior de tudo são as vogais. Eles falam 'e' e escrevíamos 'i'; 'a' virava 'e' na pressa de escrever toda a informação. E sempre que aprendemos os números em uma lingua, precisamos pensar duas vezes para dizê-lo na outra.

6 comments:

Ju said...

Meu Deus! Não tenho idéia de como se fala esses nomes que vc colocou aí!

Beijos,
Ju

R said...

É, vamos ter que treinar muito mesmo mas nem se eu virar a ultra mega blaster expert em soletrar vou saber falar esses nomes que vc citou! rsrs
Bjs

:= said...

Nem me fale nas vogais, sempre confundo. Uma vez tive problema com K e Q. Havia me esquecido completamente que "quei" era K e não Q, e aí não conseguia mandar um e-mail porque sempre retornava com erros. Essa é mais uma daquelas orelhadas que a gente dá na vida.
Bjs

Anonymous said...

Oi,

:)

Gostaria de fazer uma troca de links com vocês, tenho um site chamado CANADA BRASILEIRO (http://canadabrasileiro.wordpress.com)

Visitem o site, e se gostarem, me avisem para que eu possa listar seu blog na minha lista também, ok?!

Obrigado, e continue com este blog que ele está maravilhoso...
;)

att.

Sweet Canadian Life said...

Bem interessante!

Abracos,
Denise

Andresa e Marcio said...

Dani,
Adorei o post é exatamente assim, tenho que confessar que até hoje me confundo com o "e"/"i". hehehe
Um beijo,
Andresa