Thursday, May 08, 2008

Faça seu comentário


Todos os dias de manhã tanto o Rafa quanto eu checamos as principais noticias dos jornais do Brasil e do Canadá para sabermos o que está acontecendo no mundo (já que os noticiários televisivos locais são um pouco egocêntricos e só falam deles mesmos e do gatinho que subiu no telhado), e dentre estas nossas leituras percebemos há algum tempo que tanto o Globe and Mail quanto o Estadão oferecem a possibilidade para os leitores comentem as matérias.

Sempre que posso, eu aproveito e leio tb os comentários, pois é super interessante ver como os dois públicos se comportam de maneiras diferentes e como conseguem trazer de uma mesma ferramenta resultados tão opostos.

As reportagens mais sérias ficam de canto, jogadas e sem participação, e os brasileiros disparam em participação nas reportagens besteirol, estas ganham por unanimidade apesar da baixa quantidade de comentários. Ah!! Tb fazem do espaço do comentário um bate papo, xingando a pessoa que fez a contribuição anterior ou comentando alguma coisa que não tem nada a ver, e é claro o uso de vocabulário de baixo escalão.

Os canadenses participam em massa, diversas reportagens chegam a ter mais de 2000 comentários ao final do dia, e por incrível que pareça eu já consegui pegar boas dicas de pessoas que complementam a reportagem e adicionam algum website, endereço ou opinião que enriquece a matéria e faz com que o espaço do comentário seja utilizado de maneira construtiva.

Não vou tomar partido, continuo lendo todos os jornais da mesma maneira, tb deixo meus comentários quando percebo que posso contribuir, mas é curioso ver como algumas pessoas que tem limão conseguem fazer limonada e outras que tem limão fazem questão de espremer no olho do vizinho e ainda saem dando risada.

1 comment:

Pedro said...

Eu costumo ler e comentar algumas matérias no site do jornal USA Today.
O Estadão eu tb leio mas acho que nunca vi nenhum comentário por lá. heheh

Abs,

Pedro