Saturday, September 13, 2008

De olhos abertos...

Como todos que esperam pelo processo de imigração, nós pesquisamos muito sobre o Canada e tudo o que viria pela frente. Depois de morar aqui há pouco mais de 2 anos podemos dizer que comprovamos algumas coisas e desmistificamos mtas outras. Hoje vamos falar da lista de coisas as quais líamos na época e que hoje (para nós) foi comprovado que é não é tão verdade assim.

1. É falta de educação perguntar de que pais de origem é a pessoa: Esta é a coisa que mais respondemos em qualquer lugar que vamos, mesmo pq como a quantidade de brasileiros é menor comparados a outras nacionalidades, o pessoal fica bem em dúvida de onde é o nosso “sotaque”. Seja no trabalho, no clube, no comércio, as pessoas perguntam sim, todos querem saber de onde vc vem e quais os motivos que te trouxeram para cá.

2. Sem experiência canadense não se arruma emprego: Conhecemos muitas pessoas que conseguiram emprego em 3 meses, em cargos semelhantes a que tinham no Brasil e outros que inclusive trocaram de área e tiveram novas oportunidades. O fato de não ter experiência canadense não fecha as portas e nem os desqualificam para as vagas, porém vale lembrar que dificilmente vc conseguirá um primeiro emprego para gerenciar pessoas, nada que não chegue com o tempo. Para os engenheiros, médicos, e advogados a situação fica um pouco mais apertada e exige maior dedicação, mas para as outras áreas a conquista do primeiro emprego depende mto mais de vc do que qualquer rotulo de falta de experiencia local.

3. Manicure/Depilação é mto caro: Meia verdade. Dependendo do lugar sim é caro, como em qualquer lugar no mundo há preços para todos os bolsos!!! Boa parte das manicures aqui cobra o mesmo preço que o pessoal está cobrando na zona sul de SP hoje. Com a única diferença de a QUALIDADE do serviço fica bem a desejar e por isso dá desanimo de pagar por algo que não vai ficar bem feito.

4. Panela de pressão: Aqui tem!!!!!!! Não precisa trazer na mala. Pelo amor de Deus, conhecemos meio mundo que trouxe panela de pressão na mala pq falaram que isso não existia no Canada. Tem sim!

5. No Canadá só faz frio: Faz frio, mas o pessoal gosta tanto de reclamar das temperaturas que esquecem de avisar de que com a roupa apropriada ninguém precisa ficar hibernando em casa no inverno. Ah, o que tb nunca falam é que tb temos verão de verdade e para algumas pessoas é mais quente do que deveria, são 3 meses que as temperaturas ficam entre 22-40C (com alta humidade).

6. As pessoas são educadas: Depende!! Este é um tópico delicado. As pessoas no geral são educadas, gentis e se ajudam entre si (principalmente se vc está no meio da rua com o mapa aberto tentando se achar na cidade), porém devido à diferença cultural entre algumas localidades no mapa mundi o “cada um por sí” tb vale e qdo vc menos espera é atropelado por alguém que é sem noçào. A guerra de quem senta no metro me tira do sério. E o fato das pessoas não darem os lugares nos onibus e metro a gestantes e idosos tb me decepcionaram muito. Sem contar o lixo espalhado pela cidade.

Na verdade a lista é maior do que isso, mas precisamos acabar o post... No próximo quem sabe falaremos dos items que na vida real eles foram exatamente o que idealizamos...

3 comments:

Lá e Dá said...

Olá
Essa postagem foi bem esclarecedora... principalmente em relação a experiência canadense.
Lá e Dá

deiaberri said...

Adorei esse post, muito legal ver o que falam e o que realmente eh verdade. A da panela de pressao eh otimo hein, e a do inverno eh isso mesmo ate acho que no fim a gente acaba sofrendo menos nos paises frios porque como eles sao preparados pra isso no fim nao se sofre tanto!
Bjao. boa semana

Mirella said...

ehehhehe... Gostei do post.
Olha, eu ainda nnao achei panela de pressão aqui, onde vc compra? Se bem que eu nunca procurei direito pois tenho medo de usar eheheh... outra coisa que não acho é panela de banho maria, mas deve se encontrar tambem.
Quanto ao emprego, well... o pessoal de IT se aloca super facil, o pessoal administrtivo tem mais dificuldade principalmente se não trabalhava em empresa de renome e se não tem um ingles tinindo. Mas como vc disse, tem que se esforçar e todo mundo arranja algo para fazer e se dar bem.
Deixa eu parara de escrever...
bjs e inté!
Estou esperando uma visitainha de vcs, viu?!