Thursday, October 30, 2008

Entendendo a previsão do tempo


Já que não tem como fingir que não estamos vendo as temperaturas baixarem semama após semana (e a tempestade de neve inesperada no norte do GTA e os 15cm de neve em Ottawa ontem a noite), a revista Canada Living deste mês traz uma explicação que eu estava bucando há tempos.

Nós aprendemos o significado de cada um destes fenômenos no dia a dia, mas agora vem a explicação técnica para quem ainda não consegue acompanhar e entender a previsão do tempo durante o inverno.

Squamish: Camada de ar frio que chega do Oceano Pacifico e atinge os "gaps" entre as montanhas de B.C. gerando baixas temperaturas inesperadas, fortes tempestades de neve e gelo nas regiões da costa.

Blizzard: Ventos Fortes + Neve = Redução de visibilidade. Alertas são enviados com 12-14hs de antecedencia, e este fenomeno causa redução de visibilidade para menos de 1km (por pelo menos 4hs consecutivas)

Blowing Snow: Visibilidade para menos de 1km, porém não tão intenso como Blizzard

Chinook: Ventos que aumentam a temperatura drasticamente em poucas horas (podendo ocasionar enchentes devido o descongelamento rápido da neve)

Flash Freeze: Acontece qdo a temperatura baixa rapidamente e a área molhada congela, criando aquela placa de gelo escorregadia.

Freezing Drizzle: Drizzle nada mais é do que chovisco, portanto isso é um chovisco congelante. São gotículas de água (chuva) que em contato com temperaturas próximas ou abaixo de 0 congelam antes de atingir o chão.

Freezing Rain: Chuva que congela em contato com chão formando placa de gelo escorregadia.

Snow Squalls: Tempestades de neve. Camada de ar frio que atravessa pelas águas quentes do lago gerando pelo menos 15cm de neve nas próximas 12hs

Snowfall: Alertas são enviados de 12-24hs de atecedencia e acontece quando um determinado volume de neve é esperado para as próximas conscutivas 24hs.

Windchill: Este todo mundo conhece e é a famosa sensaçãso térmica.. Esta é a informaçào que deve ser levada em conta qdo for se vestir pela manhã para sair na rua especialmente nos meses de Janeiro e Fevereiro.

Winter Storm: São consecutivas tempestades com alto volume de neve, baixa visibilidade, rajadas de vento e freezing rain (tudo ao mesmo tempo!).

3 comments:

Paulo Mello said...

Legal, funcionou como uma dupla aula de Metereologia e Inglês.
:)

Rogério said...

Dani,

Com a devida referência, inseri o significado destes fenômenos no nosso blog ok?!

Passe lá e, caso não concorde, é só falar que tiro imediatamente, ok?!

Grande abraço!

Rogério Lima

Ju e Ivan said...

Valeu pela aula!!! Não sabia de nada disso...rs..

Beijos!
Ju