Saturday, February 14, 2009

Do you speak English?

Hoje o post não conta história nenhuma, nem faz comentários e nem reclama de nada. Temos uma pergunta aos “leitores” que nos acompanham.

Vcs conversam em casa ou aceitariam conversar com seus parceiros e amigos brasileiros apenas em inglês (24hs por dia) para se sentir mais a vontade com o idioma e aprender a se virar sob qualquer circunstancia ?!

Estou perguntando isso, por que cá entre nós. Falar inglês no trabalho ou durante o almoço, com amigos não brasileiros que vc encontra a cada 2 semanas é uma coisa, agora ouvir, falar e escrever inglês 24hs por dia é outra coisa bem diferente.

Alguém já arriscou ou faz isso em casa como parte da rotina? Como que é?

14 comments:

Edelize said...

No meu caso, eu só falo português em casa com o maridex e ainda levo bronca se misturo palavras em inglês no meio. Foi uma forma que achamos de manter o português afiadinho.

Com amigos brasileiros, falamos em inglês sempre que há no meio alguém que não fale a nossa língua, senão é o português mesmo.

Eu acho que a idéia de falar em inglês mais horas no dia é perfeita, mas se não der, o processo de familiarização com o idioma acontece de qualquer jeito, pois também nos tornamos à vontade com a língua através de leituras, esctrita (lembram das aulinhas de protuguês onde a gente tinha que fazer cópia de texto?), em TV, rádio e a interação diária de fazer compras, trabalhar, pedir informação.

Bem, isto foi o que aconteceu comigo, e no meu caso o maridex me ajudou muito no começo (e ainda ajuda), já que ele falava inglês há muito tempo, e eu não.

Soraya Wallau said...

Oi Gente!
Na nossa família o inglês é proibido dentro de casa, pois temos um pequeno q está esquecendo a nossa língua, o q eu acho um prejuízo, pois ele já tem duas línguas, mas de qualquer forma não falaria em inglês com o marido o dia todo, gosto de falar português, para mim é um momento de descanso pra mente.
Bjs.

O Lacombe said...

Ola.
Eu toparia, por um tempo, pra fazer uma insercao mais vertical [!?!?]
As vezes eu falo ingles aqui em casa e a Bia responde tudo em portugues!
Eu gosto de falar ingles, gosto da estrutura da lingua, acho mais objetiva, sei la.
Sou autodidata em ingles, aprendi sozinho, ouvindo, lendo, escrevendo.
Depois passei um tempo nos EUA e aprendi de vez.
Acho que, no minimo, a experiencia com os amigos vai ser divertida!
Abracos
Octavio

Anonymous said...

Eu acho super dificil... Meu marido e eu nao conseguimos nos comunicar direito em ingles. Morando em ingles tambem nao da vontade de falar em casa. Ja tentamos, mas sabe como eh... preguiiiiica de pensar... taaaao mais facil falar em portugues. Mas ja decidimos q se/qdo tivermos um baby vai ser soh portugues mesmo. Aproveitar que os cerebros deles sao como esponjas e que eles aprendem tudo sem nem sentir...
Abracos,
Sara
snvasconcelos@yahoo.com.br

Der Doppelgänger said...

Alguém já viu isso?

http://canadasaga.blogspot.com/

Der Doppelgänger

Cadê Canadá? said...

Esta é boa...já pensei em fazer isso para ajudar com o vocabulário (que é o que deixa a gente travada!!)Mas, somos prof de inglês e falamos a língua o dia todo!! Claro que é bem diferente pq nossas aulas são totalmente direcionadas... só que, quando chegamos em casa, já estamos tão cansados que mal falamos português!!
:)
Carina.

Tathi said...

Oie...
Bom...como ainda moro no Brasil....só portugues, mesmo! Se bem que ando batendo altos papos em ingles com a minha cachorrinha! kkkkkkk. Ela fica me olhando com cara de interrogação...mas já eh uma forma de praticar! hehe
Acho que seria uma ideia otima, qdo estiver com os amigos falar só em ingles, mas tb acho que as conversas não devem ficar tão espontaneas como qdo se fala em portugues...mas eh algo para se pensar!
Beijocas!
Tathi

César, Valéria, Lara e Anaclara said...

Ao chegarmos no Canadá pretendemos usar o inglês fora de casa e utilizarmos o português em casa pra não esquecermos nada.

E a vida segue...

Giselle said...

Em casa a gente só fala português mas sempre acontece aquela mistura de palavras qdo se esquece como se diz em português. Com amigos brasileiros o papo é totalmente em português salvo se tiver alguem cuja língua é uma outra diferente. Aí sim a conversa é em inglês. A idéia de falar em inglês o tempo todo é excelente, imagino que dever fazer diferença sim, mas por enquanto não questionamos ainda.

Laila said...

Com um filhotinho de 3 anos em casa só falamos inglês no trabalho. Já vi várias crianças brasileiras, nem tão velhas assim, com um português horroroso. Uma pena, poderiam ser bilingues mas não vão ser.

Anonymous said...

Não, só falamos em portugês mesmo, acho que a conversa não fica tão natural se for em inglês....bjs,

Daniele said...

Eu conheco um casal de brasileiros que falam ingles dentro de casa. Por anos eles so falavam ingles fora de casa, no trabalho, mas o ingles deles eram bem ruinzinho. Ai, pra melhorar eles comecaram a praticar entre eles e o ingles melhorou muito mesmo. Agora eles sao bem mais fluentes e nao ficam pensando muito antes de responder. O sotaque tambem melhorou bastante.
Eu acho que Portugues a gente nunca esquece, entao falar 100% ingles eh otimo porque ajuda a fluencia, ajuda a pratica e com o tempo fica tao natural quanto falar em Portugues.
Eu falo ingles 100% do meu dia. Falo em Portugues uma vez por mes quando ligo pros meus pais.O meu contato com Portugues eh atraves dos blogs e escrevendo mesmo. E posso dizer que nao tem essa de esquecer o Portugues, nao. Eh que nem andar de bicicleta, a gente nunca esquece.

Boa sorte.

Clau e Zé said...

Eu tentei fazer isso com o Zé, mas foi tão estranho...Soa tão... fake...
Não sei, desistimos dessa idéia...

Elaine Bittencourt said...

Aqui em casa eh uma mistura, mas prevalece o portugues. Eu acho. Falo em portugues com o marido, mas as vezes a gente inclui uma ou outra palavra, ou expressao, em ingles. O motivo eh obvio: depois de tanto tempo morando aqui, a gente esquece algumas coisas e o ingles vem mais facil.
Meu filho mais velho, nascido no Brasil, de uns anos p/ cah resolveu que falar portuges comigo nao era tao ruim assim (por anos se recusou a falar em portugues). Meus dois filhos menores, nascidos aqui, entendem tudo em portugues, mas soh me respondem em ingles. Nao me importo. Quando de nossa viagem ao Brasil 3 anos atras, eles falaram portugues rapidinho. =)
Com amigos brasileiros soh falo em ingles se tem alguem com a gente que nao fala nem entende portugues.