Friday, May 05, 2006

Reciclagem


Apesar das metrópoles Toronto e São Paulo possuírem muitos pontos em comum, percebemos várias diferenças nos quesitos transporte, segurança, e consciência social.

A prática da reciclagem não é muito divulgada aqui em SP, e não há coleta seletiva nas residências.

Temos certeza que poucas são as pessoas que sabem como funciona a separação do lixo e os moradores que resolvem contribuir devem se deslocar até algum ponto de recolhimento para depositar os resíduos e fazer a sua contribuição.

Por outro lado, em Toronto, até onde pesquisamos a reciclagem é obrigatória para todos os moradores. Antigamente era utilizado até três tipos de cestos para realizar a separação, sendo que o azul ficava apenas com os produtos que podem ser reciclados (latas, garrafas, plásticos), o cinza com os papéis e embalagens de cartão e o verde para o lixo orgânico.

Atualmente esta prática mudou, e os resíduos do cesto cinza e azul serão colocados todos em um único cesto, logo o morador precisa apenas monitorar dois tipos de lixo (o cinza ou azul vc escolhe qual prefere pq os dois são aceitos para reciclados+papéis, e o verde que continuará com os resíduos orgânicos).

No site oficial da cidade de Toronto há mais detalhes e esclarecimentos de como funciona a reciclagem na cidade e coloca a disposição também uma apostila com informações básicas e o que fazer com as exceções, por exemplo, como descartar eletrodomésticos que estão quebrados (pq não servem nem para o cesto cinza/azul e mto menos para o verdinho).

Além desta apostila, é disponibilizado materiais informativos na cidade nos idiomas árabe, chinês, inglês, farsi, francês, grego, guzarate, hindi, italiano, coreano, polaco, português, punjabi, russo, somali, espanhol, tagalog, tamil, urdu e vietnamita, logo não será por falta de tradução que as pessoas não participarão da coleta seletiva.

Este é um ponto que gostamos muito em Toronto. Reciclagem é extremamente fundamental, mas ainda pouco valorizada aqui no Brasil.


Contagem regressiva: 25 dias!

4 comments:

Mirela said...

Nossa, 25 dias só..Vai passar voando!
O Mauro estará hoje a noite em Toronto, não vejo a hora de saber as novidades do lado de lá!
Bom dim de semana!

Monique said...

Eu gosto muito do esquema de reciclagem por aqui, tem até uma área nos predios só para jogar fora moveis velhos ou tralhas que não se queira mais, além claro dos papeis, latas , garrafas.... bjs,

Erica said...

oi formiguinha, conta mais coisas de vcs do que informacoes do CA :( pra deixar mais pessoal.. :) pode xingar..
bjs

Janaina said...

Oi Daniela,
Te achei atravez do Meu Cantinho do Gean. Gostei de ler o seu blog, toda a preparacao para a viagem, tb passei por isso quando mudei para Philadelphia ha 4 anos atras.
So uma coisa, em Santo Andre onde nasci, existe um programa de reciclagem muito bom, pelo menos existia. Eu aprendi a reciclar quando morava la. Depois que mudei para Aclimacao era muito mais dificil fazer a reciclagem, pois nao havia cestos de lixo para selecao de material. Aqui existemos cestos mas voce so recicla se quizer, na verdade todo o lixo e selecionado apos ser recolhido.
Bjs e boa sorte!