Friday, May 05, 2006

Reciclagem


Apesar das metrópoles Toronto e São Paulo possuírem muitos pontos em comum, percebemos várias diferenças nos quesitos transporte, segurança, e consciência social.

A prática da reciclagem não é muito divulgada aqui em SP, e não há coleta seletiva nas residências.

Temos certeza que poucas são as pessoas que sabem como funciona a separação do lixo e os moradores que resolvem contribuir devem se deslocar até algum ponto de recolhimento para depositar os resíduos e fazer a sua contribuição.

Por outro lado, em Toronto, até onde pesquisamos a reciclagem é obrigatória para todos os moradores. Antigamente era utilizado até três tipos de cestos para realizar a separação, sendo que o azul ficava apenas com os produtos que podem ser reciclados (latas, garrafas, plásticos), o cinza com os papéis e embalagens de cartão e o verde para o lixo orgânico.

Atualmente esta prática mudou, e os resíduos do cesto cinza e azul serão colocados todos em um único cesto, logo o morador precisa apenas monitorar dois tipos de lixo (o cinza ou azul vc escolhe qual prefere pq os dois são aceitos para reciclados+papéis, e o verde que continuará com os resíduos orgânicos).

No site oficial da cidade de Toronto há mais detalhes e esclarecimentos de como funciona a reciclagem na cidade e coloca a disposição também uma apostila com informações básicas e o que fazer com as exceções, por exemplo, como descartar eletrodomésticos que estão quebrados (pq não servem nem para o cesto cinza/azul e mto menos para o verdinho).

Além desta apostila, é disponibilizado materiais informativos na cidade nos idiomas árabe, chinês, inglês, farsi, francês, grego, guzarate, hindi, italiano, coreano, polaco, português, punjabi, russo, somali, espanhol, tagalog, tamil, urdu e vietnamita, logo não será por falta de tradução que as pessoas não participarão da coleta seletiva.

Este é um ponto que gostamos muito em Toronto. Reciclagem é extremamente fundamental, mas ainda pouco valorizada aqui no Brasil.


Contagem regressiva: 25 dias!

3 comments:

Anonymous said...

Nossa, 25 dias só..Vai passar voando!
O Mauro estará hoje a noite em Toronto, não vejo a hora de saber as novidades do lado de lá!
Bom dim de semana!

Anonymous said...

oi formiguinha, conta mais coisas de vcs do que informacoes do CA :( pra deixar mais pessoal.. :) pode xingar..
bjs

Anonymous said...

Oi Daniela,
Te achei atravez do Meu Cantinho do Gean. Gostei de ler o seu blog, toda a preparacao para a viagem, tb passei por isso quando mudei para Philadelphia ha 4 anos atras.
So uma coisa, em Santo Andre onde nasci, existe um programa de reciclagem muito bom, pelo menos existia. Eu aprendi a reciclar quando morava la. Depois que mudei para Aclimacao era muito mais dificil fazer a reciclagem, pois nao havia cestos de lixo para selecao de material. Aqui existemos cestos mas voce so recicla se quizer, na verdade todo o lixo e selecionado apos ser recolhido.
Bjs e boa sorte!