Saturday, April 12, 2008

Pizza, novamente

nossa pizza (a verdadeira)

Já falamos sobre esse assunto um sem-número de vezes. Mas é que, após a saudade da família e dos amigos, a diferença entre culinárias é nossa maior dificuldade aqui no Canada.

E entre os diversos pratos e iguarias, um dos que mais sentimos falta é de pizza. Principalmente a de 4 queijos, no meu caso, com Gorgonzola, Mussarela, Provolone e Parmezão (e não essa moda terrível de substituir um dos queijos por catupiry, que surgiu um par de anos atrás).

Mas o que eu queria contar mesmo foi um agradável almoço que tive no trabalho. Após uma temporada de projetos complicados, o gerente da área quis celebrar os bons resultados e convidou nosso grupo para comer pizza. Lá fomos nós para a sala de reunião.

O evento foi muito agradável. O problema foi o tanto que tive que morder a língua para não dizer o que eu penso sobre as 'pizzas' daqui. Um dizia que preferia Mama pizza, o outro falava que o melhor era Pizza Hut, um terceiro estava felicíssimo por causa de uma nova loja da Domino's.... E o tempo todo eu pensando na Camelo, 1900, Margherita, Don Pepe, Braz, Esperanza..... e em qualquer outra pizzaria de Moema, Mooca, Jardins...

Houve uma hora que eu não consegui me segurar. Alguém afirmou que Pizza Hut era um estouro de sucesso em todos os lugares que abria uma loja e eu contei que ela faliu um par de vezes em São Paulo. Recebi olhares incrédulos e mudaram de assunto rapidamente. Afinal, todos aqui 'sabem' que as pizzas locais são as melhores do MUNDO.

Talvez para quem nunca provou uma pizza de verdade....



o que eles acham que é pizza

17 comments:

Anonymous said...

Dani, nao sou Paulista mas tenho que concordar contigo. Que saudades das pizzas doces (banana e canela, chocolate, hummm).Eu faço em casa mas não é a mesma coisa né...
Rosa
http://casanocanada.wordpress.com/

R said...

É, nem tudo são flores! rsrsrs
A comida realmente deixa a desejar por aí...e a pizza de domingo vai ter que ser adaptada....
hum, comi uma ontem de escarola com bacon muuuuuito gostosa...vai deixar saudade.
bjs

De said...

afe.. nem me fala.. isso quando nao resolvem pedir uma pizza na Pizzaiolo e falam: mas essa eh muuuuito boa.. eh "gourmet".
Tadinho, fico com doh..

;)

Edelize said...

Guria, nem me fale... ainda estou para encontrar um lugar que faça pizza como as nossas! Aqui, o conhecimento de pizza se limita a Dominos e Pizza Hut também. Yuk! E pizza gourmet é sinônimo de jogar uns camarões sem gosta sobre elas... Beijocas.

Anonymous said...

É verdade aqui não tem pizza boa. Outro dia fui comer uma pizza em Markam com uns amigos brasileiros, foi uma das melhores, mas não lembro do nome do lugar. bjs,

:= said...

É tudo uma questão de costume. Uma vez comentei sobre um gerente canadense que comeu uma pizza "esquisita" em SP. Imagine, "a pizza tinha ovo cozido!"
Outra vez foi sobre o café. Um colega de trabalho, filho de italianos mas nascido aqui, comentou que adorava determinada marca de café. Sem perceber acabei sendo até grossa e disse: "Vc gosta DESSE café????"Só aí fui entender que quando vc cresce acostumado com alguma coisa ela vai acabar sendo boa pra vc. Muita gente reclama que o café no Brasil é muito forte...
Mas vc tem razão, a comida continua sendo minha maior dificuldade de adaptação aqui. Em segundo lugar vem o verão infernal do qual eu não tenha a mínima saudade.
Lá no BayviewVillage tem 2 restaurantes italianos que fazem pizza fininha mas nem de longe sõ boas como as da 1900...
Bjs

Pedro said...

hahah

Que coincidência! Estamos saindo daqui a pouco para comer pizza na Margherita da Al. Tietê, a melhor pizza de SP na nossa opinião!
Vamos brindar com sangria, lembraremos de vcs! heheh

Abs,

Pedro

Anonymous said...

Nem me fala em pizza... se bem que aqui em Brisbane achei uma boazinha.
Aliás, não comparo mais pizza Paulistana com nenhuma pizza do mundo.... a gente esta a nos luz!
bjs

Anonymous said...

Oi, Dani,

Concordo contigo, o pessoal de Toronto precisa reaprender a cozinhar. Estive aí em janeiro e
cometi a besteira de comprar uma massa, pois estava faminto... Que decepção!!!
Bem, temos algo em comum. Minha família e eu adoramos a pizza tropicália da Margheritta (feita com requeijão cremoso), vc já experimentou?
Por fim, ouvi dizer que o restaurante Rio 4o graus serve pizzas aí em Toronto. Já esteve lá?
Será que dá para matar a saudade do catupiry?
Me escreva depois e me conte.

Um abraço,
Eduardo

PS: devo chegar por aí em abril 2009.
eduocculate@hotmail.com

S. said...

Tambem nao consegui achar pizzas muuuito boas aqui no Canada' nao, a melhor ate'agora foi a do Toppers, uma rede pequena que comecou aqui em Sudbury e tem lojas em algumas cidades de Ontario. Se tiver uma por onde voce mora, pode dar uma chance que a massa deles e' muito boa (e' daquelas massas grossas no entanto), o molho tambem e' bom. E tem 2 tipos de pizza doce que tambem sao boas, especialmente a de maca. Nao, nao tenho sociedade com o dono da loja, e' so' que eu tambem me decepcionei com as pizzas daqui, tenho uma certa saudade das pizzarias gourmet... dava tudo por uma pizza de palmito ou uma margherita que viesse com manjericao fresco que nem a da foto!

Muito legal o blog de voces :)

Anonymous said...

Hahaha! Gosto muito do blog de vocês! Bjs e tenham uma ótima semana!

Anonymous said...

Aqui em Fortaleza a Pizza hut até que faz sucesso. Tem umas 3 e vendem bem. Eu detesto, nem considero Pizza, parece mais um pão com recheio genérico, meio Kg de sal e oléo abundante. Um droga mesmo... Quero ver quando chegar por aí. No fim tudo é uma questão de gosto, meu irmão adora Pizza Hut e diz que é a melhor pizza do mundo. : ( Afe.

Sweet Canadian Life said...

oi Dani,
Claro que nao da' pra' comparar com a pizza paulistana...que saudade...mas todas essas redes tem um cardapio separado de pizza Gourmet...sao boas. O Il Fornelo faz pizza a lenha.Voce monta que recheios vc quer. A dica e' sempre pedir Thin Crust aonde quer que voce peca a sua pizza. Outra dica, e' fazer em casa uma pizza 4 queijos ou Margherita e assar na BBQ. A massa pode ate' ser pronta. Tem uma massa que sempre compramos aqui em casa que faz o maior sucesso entre nossos amigos. Nao lembro a marca agora, mas prometo que te mando em breve.

Abracos,
Denise

Taís Jacques said...

Nossa essa parte da comida é que mais me assusta quando eu for para aí, se é difícil achar uma pizza boa, imagina o resto...

abraços

Taís Jacques

Anonymous said...

Essa foto da pizza do Brasil foi sacanagem....so pra deixar agente babando...com agua na boca...
Ai que saudades!!!

Elaine Bittencourt said...

Eu nao tenho nada a reclamar da comida aqui. Ta certo, pizza nao eh a mesma coisa.
Eu nao gosto da pizza do Pizza Hut, nunca gostei, ela eh oleosa demais, apesar de que o queijo na "crust" eh gostoso neh? A gente normalmente pede da Pizza Pizza, mas eu sempre peco thin crust, easy on the sauce, extra cheese, e mais uns 2 toppings. Se pedir a pizza normal deles, nao vai gostar mesmo, o molho de tomate, na minha opiniao, eh acido demais, e a massa eh grossa demais. Mas queijo demais nunca eh demais neh? hehehe
Eu tava querendo fazer o Fricasse de Frango (a la brasileira!), mas nao sei o que usar no lugar do requeijao. Eu jah fiz essa receita aqui ha muito tempo atras, mas nao lembro o que usei. Se alguem tiver alguma ideia, poderia ir no meu blog e me passar a dica? thanks!
Have a great week!

Anonymous said...

oi bom para quem estiver com vontade de comer uma boa pizza brasileira passa no cantinho do pastel o nome lembra pastel que la eles tb fazem que por sinal e uma delicia mais as pizzas doces e salgada,bo mnaovou falar mais nada que quizer ir la ou visitar o orkut cantinho do pastel fiquem a vontade....