Monday, August 18, 2008

Viagem de prospecção..


Sabemos que diversas pessoas realizam a viagem de prospecção antes de aplicar para o visto ou mesmo enquanto o processo está em andamento.

Nós viemos diretamente de SP a Toronto sem nunca antes ter pisado em terras canadenses e acho que foi o melhor que fizemos, mesmo pq não criamos mais ou menos expectativas baseadas em uma visita prévia.

O que eu acho interessante é que as viagens de prospecção não costumam ser longas e sinceramente em 1 semana ou 10 dias é praticamente impossível definir alguma coisa e julgar a cidade a não ser pelo quesito visual.

Vir, passear, andar e conversar com os locais é legal, divertido, mas não deveria fazer com que vc decida ou não pela cidade. O dia a dia é mto mais do que tudo isso e nada melhor do que uns bons 2/3 meses para te dar a sensação de como é morar por aqui, pagar conta, fazer compra de supermercado prá valer, andar na chuva, com frio ou mto calor, ouvir noticias no jornal, dar tempo de sentir saudades de casa e principalmente ver quais são as verdadeiras oportunidades de trabalho.

O investimento é razoável por estes 10 dias e por isso às vezes me questiono o por que as pessoas não colocam este extra nas reservas e trazem mais $$ para cá na hora da mudança final, mesmo por que nem tudo vai custar como foi planejado e um extra sempre cai bem, e além do mais o processo já está correndo mesmo, mais cedo ou mais tarde a mudança vai chegar!

Bem, isso varia de pessoa para pessoa, nós não viemos e acho que foi o melhor que fizemos mesmo pq ficou aquele gostinho de suspense e surpresa de onde seria a nossa nova casa e o que mais de novo viria pela frente...

8 comments:

Ross e Rachel said...

Oi Dani e Rafa!

Eu concordo com o que vcs escreveram. O Ross já foi para Toronto há uns 8 anos para fazer intercâmbio, mas eu nunca fui. Nós queremos juntar dinheiro para levar. Nesta fase é muito importante juntar dinheiro para não termos muitas surpresas qdo chegarmos, né?
E o gostinho deve ser mesmo de surpresa...rs..
Não vemos a hora de ir..
Bjs
Rachel

Paula Regina said...

Oi Dani,
Nós também viemos direto sem nunca antes termos pisado em Toronto, até porque viajar a passeio sabemos é bem diferente do que viver fazendo as coisas do dia a dia como vc mesma disse. Eu também não vejo muita razão na viagem de prospecção, a não ser que o dinheiro esteja sobrando e a pessoa tenha consciência que não vai ajudar em nada para dar uma idéia de como é viver aqui, mas sim vai ser apenas mais um passeio.
bjs

Anonymous said...

Oi Dani..

Tb nao conheciamos o Canada antes de vir, mas sentia um pouco de tensao em, de repente, nao gostar.. Principalmente que ja tinhamos praticamente decidido ficar em Toronto. Ainda bem que nao aconteceu.. Amei a cidade desde o primeiro dia..

;)

Pedro said...

É um alívio saber disso, pois às vezes me sinto meio lunático de ir morar em um país em que eu jamais pisei...

Mas o $ da viagem de prospecção acabou sendo gasto no casamento que está por vir. heheh

Abs!

O Meio do Mundo said...

Oi!
Busquei brasileiros e Canadá no Google e caí aqui no teu blog. Já vi que há outras pessoas na mesma situação que eu buscando estas informações. Desculpe por essa amolação de um desconhecido, mas eu ficaria muito grato se você pudesse me ajudar. Vou ao Canadá em setembro. Tenho contatos em Universidades. Mas são contatos com departamentos, coisas impessoais.
Mais uma vez desculpe. Peço pela ajuda de vocês. O texto lido foi válido. Dá pra sentir a realidade, mas já estamos com esta viagem toda planejada. Vamos a Toronto, Ottawa, Québec e Montreal. Nossa intenção é imigrar futuramente. Tentar mesmo, meter a cara.
Um abraço!


André Coruja
andrecoruja@gmail.com

Andréia Sabina said...

Tbm acho, que morar num pais eh uma coisa completamente diferente d viajar por alguns dias...nada como viver o dia a dia pra saber dos problemas do pais etc..
Bjo

RiNa said...

hello dani,

firstly i'm sorry to reach you via this comment link because i could not find your email anywhere.

i really need your advise. i know you've lost ur blog when you deleted your gmail acc by mistake (got to know abt it from the blogger help discussion group.)

how did u managed to get your blog back? did google restored your account? i already sent a request to google help but they still hv not replied. pls help me on this. i dont want to lose my blog of 3 years!

you can delete this message after reading it.

thanks a lot.

Carol & Tiago said...

Dani e Rafa,

Eu tb concordo com esse ponto de vista. Principalmente pelo fato de já ter que juntar tanto dinheiro para ir, que uma viagem dessas (que custa muito caro) vai fazer diferença no final. Pelo menos pra mim. rsrs
Já está tão dificil juntar grana...

Vcs trabalham em que área?? Foi dificil arrumar o 1° emprego??

Abraços
Carol :)