Sunday, February 10, 2008

A mordida do leão.


Mais um ano começa, seja aqui ou no Brasil pq o Carnaval praticamente já acabou, as coisas vão andar e com isso tb chega a hora de declarar o imposto de renda.

Será o nosso segundo ano por aqui e o primeiro como isento no Brasil, mesmo pq o ano passado ainda tínhamos 50% em cada canto.

O sistema aqui não é diferente do que tínhamos antes, despesas médicas, escolares e doações são abatidos do imposto de renda. Quanto mais se ganha mais se paga. Quanto antes manda, o quanto antes chega a restituicão (caso tenha direito a receber). Para os contractors ou PJ a dica é procurar um contador para que ele ajude na consolidação de taxas, notas, gastos e que no final das contas renda alguma coisinha. Para os full times ou CLT não tem segredo, é comprar o software (sim!!! Aqui não baixa pelo site da receita federal de graça) e assim que receber todos os T4/T5 em casa, declarar e mandar para Sudbury (para que esta em Toronto).

Único ponto que irá diferenciar para nós este ano que a receita federal local não aceita declaracão on line no primeiro ano do imigrante, portanto os papéis vão todos via correio, e o mais legal de tudo é que o chequinho da sua restiruicão tb vem pelo correio (isso é que é confianca!). A partir do segundo ano a declaracão vai online, mas o chequinho continua vindo pelo correio.

Estamos esperando os ultimos extratos para dar o chute inicial! Como bom cidadão, estamos cumprindo nossos deveres mesmo que seja para pagar contas.

Os softwares podem ser encontrados na Futureshop, Staples, Best Buy…

4 comments:

guerson said...

correção: o chequinho também pode ser depositado diretamente na sua conta-corrente. É o que fazemos. Declaramos online e em menos de duas semanas, as vezes menos de uma semana (!), o dinheiro está na nossa conta... ;P

Re said...

Legal...e vc sabe quanto custa o software?
Não vejo a hora de ser minha vez ;)
Bjs

Cris said...

Dani eu tentei a self raising e não deu certo comigo para fazer bolo. Em torta salgada eu já usei e tb deu certo. Bjs e boa semana. Cris

Sonho Meu said...

Aqui tambem, estamos so esperando o ultimo formulario que o banco ainda nao mandou. a pastinha já tá pronta na mesinha da porta da frente e quando chegar o tal formulario marcamos uma hora com o contador e tchan vamos ver se temos ou nao restituicao.
bjos,
me