Saturday, February 23, 2008

Procurando emprego.


Acho que nunca postamos nada sobre este assunto por aqui, apesar de passarmos às vezes nossas impressões no ambiente de trabalho, a busca em si, nunca foi um assunto mto explorado no blog.

É fácil? Não é, mas tb não é difícil, o ponto chave disso tudo é a chatice. Haja paciência para preencher formulários on line e ser criativo para criar tantas covers e thank you letters necessárias!

Se vc acha que a espera pelo processo de imigração era chato e longo, espere só para ver como os processos seletivos aqui na maior parte das vezes são sem pressa alguma.
A internet é de grande ajuda. Claro que como dizem aqui o network tb tem seu espaço.

Tanto para mim quanto para o Rafa os nossos empregos foram conquistados pela internet (monster, workopolis…), por isso que eu acredito que ao invés de vc ficar esperando que os outros te ajude/indique, gastar algumas horas na frente do computador procurando sozinho pode tb render boas oportunidades.

A boa notícia é que a taxa de desemprego está em torno de 5% em todo o pais e logo o esforço é recompensado.

A dica é sempre manter o currículo atualizado, independente de qto tempo vc já esta por aqui, seja uma semana, ou quinze anos, pq mesmo estando empregado, nunca sabemos qdo boas oportunidades poderão aparecer.

Alem disso, seja criativo, leia e pesquise mtas thank you letters para que vc comece a ficar expert e aprenda a brincar com as palavras (criar 4 thank you letters para um único processo seletivo, sem ficar repetitivo pode ser desafiador).

Para os que estão chegando agora, nossa dica é ir ao Carreer Foundation, eles irão te entrevistar, listar suas habilidades, suas áreas de interesse e com base nisso eles te indicarão o melhor programa de recolocação. Percebi que mtas pessoas que chegam aqui vão direto ao NOW, o que pode ser uma boa coisa, mas se um especialista te indica para o melhor programa, mais direcionado para sua área, pq sair agarrando o primeiro NOW que aparece só pq vc conhece alguém que fez?! Não é pq funciona para um que funciona para todos. Aproveitem que o governo disponibiliza este consultor que faz a pesquisa personalizada para vc e busque o que ha melhor para sua área.

Fora isso, é treinar bastante a paciência, treinar o ouvido para as entrevistas por telefone (onde todo processo começa), entender os requerimentos do mercado para sua área e pq não estudar se for este o caso para que o seu currículo fique mais em evidencia?!

Mãos a obra. O mercado parece estar aquecido, o jeito é ficar de olho nas boas oportunidades e não deixar escapar.

3 comments:

:= said...

Uma boa também são as Practice Firms que vão te dar experiência de trabalho canadense. Quem me indicou para o programa foi o Career Foundation depois que passei por outros programas sem conseguir arranjar emprego.
É importante participar de algum programa que vá te ensinar como preparar um resume e se comportar em entrevistas aqui. Depois disso vem a prática. Eu deveria ter ido direto para a Pracice Firm ao invés de perder tempo participando de um programa atrás do outro.
Mas vc tem razão, o primeiro passo é procurar o Career Foundation para que eles dêm coordenadas para seu futuro.
Ajuda ao novo imigrante não falta, basta escolher o que será melhor para cada um.
Bjs

Ninha said...

Muito legal seu post Dani.
Realmente, ja vi pessoas mergulhando no NOW direto sem nem ter ido no Career Foundation p/ saber o curso em que se encaixe. Ter em mente que depois de empregado, o aperfeiçoamento do curriculum é importante tb é muito bom....

E vamos nessa ...

bjs

Ninha e Dodo

Anonymous said...

Óla!
Só passei para dizer um olá e que a nossa familia já acompanha o vosso blog á algum tempo.
Pelo que li voces vivem em toronto poder ser que ainda nos possamos conhecer pessoalmente. o meu marido vai para toronto nos finais de Março, e nós vamos amis tarde, mas espero um dia conhecer-vos.
Um beijinho grande.