Thursday, February 14, 2008

Biblioteca

O quanto vc usa a biblioteca? Eu lembro que na minha infancia eu usava bastante, com a falta de internet e a necessidade de pesquisar assuntos para a escola, a ida a biblioteca era constante, sem contar as muitas consultas que sairam da Barsa e da Enciclopédia Britânica. Muito tempo se passou e biblioteca ficou para traz. E pq isso? Eu tenho internet, livrarias ao lado de casa e as bibliotecas não estavam de fácil acesso (para sair da nossa ex casa e ir ao Centro Cultural em SP, nos levaria pelo menos uns 40min).

Claro que como mais uma das coisas que mudaram na nossa rotina, a biblioteca entra tb para a lista. Com acesso subterrâneo e a menos de 5 min caminhando para a maior biblioteca de Toronto (em tamanho, mas perde apenas para o acervo da Yonge X Bloor), raríssimos foram os livros que compramos desde que chegamos. O volume de entra e sai de livros em casa aumentou significantemente, a frequência das leituras tb, e o melhor de tudo é que se o livro não agrada, é so devolver e tentar um novo, enquanto que se vc compra o livro e ele é uma bomba o jeito é guardar no fundo da estante e perder o $ investido.

Além de livros, a biblioteca oferece acesso grátis a internet, copiadoras, impressoras, grupos de discussão, clube do livro, tem tb dvd, cds e as reservas e renovações podem ser feitas on line.

Para fazer a inscricao é super fácil, comprovante de residência, identificação pessoal e a carteirinha já sai na hora.

No site da biblioteca é possivel encontrar todas as unidades e horários de funcionamento. Da maneira que elas estão bem espalhadas é bem provável que tenha alguma perto de vc.. Boa leitura.

Link da Biblioteca: http://www.torontopubliclibrary.ca/

5 comments:

Daniele said...

Oi Dani,

Eu tambem nunca vi tanta neve por aqui. Este ano tem sido bem diferente dos anos passados, mas nao vou reclamar nao, porque precisamos da humidade por aqui.

Eu tambem uso bastante a biblioteca. Eu pego livro, CD, e ate DVD. Ja faz um tempao que eu nao compro livro ou alugo filme. Eu amo a biblioteca.

La em Sao Paulo, eu tambem raramente ia na biblioteca. Era tudo muito longe, especialmente o Centro Cultural da Vergueiro. Voce lembra de como a gente tinha que procurar pelos livros? Ficava aquela fila imensa e o maior empurra-empurra nas gavetinhas do fichario.

Hoje em dia eh tao mais facil, neh? Tudo pela internet. Eh so digitar o nome ou uma key word e ja aparece varias opcoes de livros. Confesso que isso ajudou muito pra que eu comecasse a usar a biblioteca mais frequentemente.

Beijinhos

Liz / Falando de tudo! said...

Estou participando da coletiva contra a Pedofilia, por isso passei por aqui, pra dizer que esse tipo de gente pode estar em qualquer lugar, fica entao este alerta para fazermos atenção a nossos filhos, sobrinhos, netos...não importa quem!
Temos que esta sempre alertas, e não pensar duas vezes em denunciar qualquer abuso que possa ocorrer ao nosso redor!
Venha me visitar, gostei do teu cantinho!!

Familia 4M said...

Ai...que saudade da biblioteca do Civic Centre....
Beijos, saudades de vcs

Paulo Henrique said...

Que saudade que me bateu da biblioteca de Toronto!!!! Nos dois meses que estive aí, eu a visitava quase todos os dias. Até fazia aulas de inglês com texto e áudio. E acessava a internet de graça, claro. Tomara que Vancouver tenha uma tão boa assim (e se der certo o processo de imigração, claro).
Tudibom pra vcs.
ph

Thelma said...

No Brasil, eu usava muito a biblioteca do colégio. Depois virei fã de uma loja de livros usados, que além de baratos, você trocava 2 por 1. ;-)
Logo que cheguei nos EUA fiz a minha carteirinha e de lá pra cá é umas das primeiras coisas que faço quando mudo pra um lugar novo! Simplismente A-M-O a comodidade e a variedade de livros, DVD's, etc!
Beijocas