Wednesday, March 05, 2008

Bônus


Bônus é um assunto que não muito discutido por aqui. Primeiro por que nem todas as empresas oferecem este benefício, além disso boa parte da população trabalha como contractor ou PJ e para os que são CLT o imposto descontado da participação dos lucros é tanto que no final o pessoal mais fica revoltado do que feliz.

A empresa onde trabalho apesar de ter o bônus, adota uma técnica que eu não concordo e não gosto!!! Para simplificar a história, 60% do valor do seu bônus fica preso com eles para que eles possam aplicar seu $$ em ações (e quem disse que eu quero isso??), como a empresa é bem democrática, vc não tem escolha, é isso ai e pronto. Os 40% restante vc tem a opção de pegar em $$ lembrando que dai ficará 50% retido em imposto para o governo, ou se vc não quiser pagar imposto, vc destina este $$ em RRSP que mais uma vez são ações da empresa..

Resumindo a história, tudo vai para o banco de ações da empresa, e do jeito que andam as bolsas esta seria a última coisa que eu gostaria de aplicar meu $ a curto prazo..

Eu sou a favor da participação dos lucros, ainda mais em um lugar que não existe 13º salário, mas sejamos justos e entreguemos o $$ na mão dos pobres mortais que ralaram um ano inteiro e tb merecem ser felizes :)

1 comment:

TBlogger (adcourtblog@gmail.com) said...

Ola Dani e Rafa,

Eu e minha esposa estamos com o processo de imigracao em andamento, e acabei me deparando com o blog de vcs, q eu achei super interessante e ja venho lendo ha tempos. A minha esposa trabalhou com a Monique, esposa do Raphael, que tb imigrou para Toronto. Se nao me engano, ela mora la na regiao de High Park. Vcs conhecem ela?

Bom, o motivo do meu contato eh q eu gostaria de aproveitar o post de vcs sobre esse bonus para entrar em contato, ja que eu gostaria de pedir informacoes gerais sobre Toronto a pessoas que ja estajam ai ha algum tempo, conforme nosso processo vai avancando.

O que eu gostaria de dizer sobre o post do bonus eh q eh muito comum os norte americanos investirem em acoes visando aposentadoria. Por isso a empresa meio q obriga o bonus ser convertido em acoes. Eh dinheiro para a empresa, e lucro eventual para os donos das acoes. No longo prazo (aposentadoria), investir em acoes realmente faz mais sentido, principalmente se vcs forem depender das rentabilidades de 2% ao ano q os bancos canadenses pagam. Me pareceu q vcs nao sao muito fãs de acoes, entao sugiro, caso haja algum interesse, vcs darem uma olhada nas rentabilidades historicas das bolsas de valores. Vao ver q eh bem maior q titulos de rentabilidade fixa. A bolsa tem sus oscilacoes, mas no final sempre rende mais. Alem disso, eh comum as empresas norte americanas fornecerem um tipo de beneficio onde vc pode destinar parte do seu salario a conta RRSP e a empresa contribui com x % do q vc destinou. As empresas mais generosas contribuem com 100% da sua contribuicao. Mesmo q vcs contribuam pouca coisa pro RRSP, com juros compostos em 10-20 anos, acaba virando muita coisa. Acho q seria interessante vcs procurarem saber se suas empresas tem este tipo de beneficio, se ja nao o fizeram.

Se quiserem trocar mais informacoes sobre o assunto investimentos, fico à inteira disposicao. Gostaria de saber se haveria algum problema eu mandar emails de vez em quando perguntando sobre a cidade, locais para morar, servicos, etc. Estamos ainda à uns 12-15 meses de completar o processo, entao nao devo encher muito o saco de vcs tao cedo :) Meu email eh leidanny@gmail.com. De qualquer maneira, espero um dia poder conhece-los pessoalmente, assim como os outros brasileiros morando em Toronto.

Obrigado,

Danny Lei