
O momento da compra acontece de uma maneira muito particular por aqui. Vou tentar listar alguns pontos que notei que são diferentes do que estou acostumada:
1 - As lojas não têm estoque. Sabe aquela salinha que fica no fundo da loja!? Quando vc pede tamanho M, cor preta, com manga mais curta a atendente fala, deixa-me ver se tem no estoque?!! Então, isso não existe, se vc não está vendo no display é pq não tem o que vc quer, e não adianta perguntar pq vc levar uma resposta de atravessado. O mesmo vale para eletrônicos, eletrodoméstico, ikea...
2 – Dificilmente as atendentes vão dar opinião sobre a roupa que vc está comprando, mesmo que vc peça.
3 - Quase todas as lojas possuem os provadores trancados e vc tem que ir atrás de alguém que trabalhe na loja para abrir a porta para vc.
4 – A compra casada quase não existe. Lembra daquela chatice, já que vc tá levando a calça pq vc não leva uma blusinha, uma sainha, uma meinha, uma, uma, uma... Aqui cada um compra o que quer, às vezes elas falam “Isso é tudo?” vc fala que sim e passa no caixa como se nada fosse.
5 – Eu já comentei aqui antes, mas vale falar de novo. Cada loja tem sua própria numeração, portanto se vc usa calça tamanho 2 em uma loja, existe uma grande possibilidade de vc usar 6 na outra e não é por que vc se descuidou da balança, mas sim por que não há um padrão para roupas e calçados. O que dificulta muito a nossa vida.
6 – Praticamente não existe balcão aqui. As lojas são uma zona, tudo solto, espalhado e é um pega prá capar para achar o que vc quer (principalmente se alguém arriscar comprar na Sears, The Bay, Winners, H&M...). Cada um fuça onde quer e pega a peça que quiser. Não tem desta de ficar atrás do balcão apontando e falando "e esta?!" "e aquela!?". E as pessoas dobrando roupa uma atrás da outra toda vez que vc fala que não gostou.
7 – Atendente? Que atendente? Dependendo de onde vc for, vc se vira sozinho, pega, paga e não fala com ninguém a não ser com o caixa.
Nada muda, seja antes, durante ou depois do Natal, o jeito é nos acostumar... Melhor do que tudo isso é recarregar as “pilhas” para o Boxing Week que já está por chegar, e ai sim, este é o vale tudo :)